Nos dias 04 e 05 de agosto, a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz (Obsma) realizou a sua 3ª Oficina Pedagógica online “Projetos na escola: atividades remotas no novo normal educacional”. Devido à pandemia da Covid-19, as atividades que antes eram realizadas de maneira presencial, tiveram que ser adaptadas para um novo formato, com o objetivo de permanecer como um importante canal de diálogo com professores de todo o país.
A terceira edição do evento contou com a participação, em tempo real por meio da plataforma Zoom, de mais de 180 profissionais da educação e apresentou temáticas que reforçam a importância da realização de projetos nas escolas, mesmo em tempos de distanciamento social. De acordo com Cristina Araripe, Coordenadora Nacional da Obsma, esse novo formato online denominado pela Fiocruz como “Ensino remoto emergencial” foi a estratégia utilizada pela Olimpíada para manter os encontros que debatem transversalmente os temas de saúde e meio ambiente nas escolas.
“As Oficinas Pedagógicas são um espaço de formação continuada que oferecemos em busca de contribuir para o profissional da educação que, cada vez mais, deseja um Brasil mais saudável e sustentável. Elas procuram sempre possibilitar a divulgação científica no contexto da educação básica e o fortalecimento da prática docente ”, afirma Cristina.
O primeiro dia de evento contou com a participação de Elvira Bezerra Pessoa, professora do Núcleo de Educação à Distância da Universidade Federal Rural de Pernambuco, abordando sobre a “Pedagogia de Projetos na Educação Básica”. A convidada falou sobre a importância da base pedagógica para a construção de projetos e construiu sua narrativa em torno do pensamento de dois grandes pesquisadores da área da educação: Paulo Freire e John Dewey.
Segundo a professora, a escola precisa “tirar seus muros” para interagir mais com a comunidade e colocar em prática seu verdadeiro papel social, dando um novo significado à prática de ensino. “A pedagogia de projetos ressignifica a pesquisa como princípio educativo e científico e reinterpreta o lugar do aluno como sujeito e do professor como orientador na construção dos saberes” afirma.
Após discutir o conceito e a relevância dos projetos na educação, a convidada também comentou sobre a parte prática dessa atividade, definindo o conceito de projeto, as características fundamentais desse formato e como os professores podem passar a ser mais mediadores em uma prática de ensino, saindo do modelo tradicional criticado por Paulo Freire. Elvira ainda reforçou “a maior tecnologia para desenvolver projeto é o cérebro do professor. Quem tem conhecimento, tem ideias” conclui.
“Projeto de ciências: práticas de pesquisa através de Webquest” foi o tema abordado no segundo dia de Oficina pelo professor Helder Neves de Albuquerque, da Editora Mentes Abertas. O convidado iniciou a sua apresentação relembrando a sua participação na 1ª e 2ª edições da Obsma, nas quais coordenou dois trabalhos na modalidades Projetos de Ciências, vencedores da Regional Nordeste I.
“Por meio da Olimpíada a gente conseguiu transformar a realidade de uma escola, eu consegui transformar uma realidade pessoal e profissional minha e a gente conseguiu transformar a vida de vários alunos de uma escola pública”, comenta Helder.
O professor promoveu uma ampla discussão sobre as práticas de pesquisa, explicando o conceito da metodologia de ensino Webquest e como ela pode ser utilizada no desenvolvimento de projetos com os estudantes. Na sequência, o professor demonstrou quais são os itens necessários na estrutura de uma Webquest e como ela foi fundamental na construção de seus projetos para a Obsma.
“O objetivo da Oficina de hoje é instigar em vocês a possbilidade de despertarem, terem interesse, em participar da Olimpíada e utilizar a Webquest para a prática diária. Que a gente se preocupe em pegar esse método e adequá-lo para um projeto, para que possamos mesmo à distância, com a utilização da internet e do computador, estarmos integrados com os nossos alunos de forma a desenvolver um trabalho. A gente precisa ter o artifício de trazer o aluno para perto da gente” comenta Helder.
A 3ª edição das Oficinas Pedagógicas online da Obsma contou com uma intensa participação dos professores, tanto pelo chat quanto em câmera aberta, trazendo seus principais questionamentos aos convidados e contribuindo para um evento mais didâmico e enriquecedor.
10ª edição Obsma
As inscrições para a 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz foram prorrogadas até o dia 13 de dezembro e devem ser realizadas pelo site oficial www.olimpiada.fiocruz.br. No site é possível ler o regulamento completo e conferir o endereço de envio do material físico de seu trabalho.
Para acompanhar todas as novidades da Obsma, fique atento às nossas redes sociais: Facebook e Instagram. Em caso de dúvidas, o professor deve entrar em contato com a Coordenação da Olimpíada pelo e-mail: olimpiada@fiocruz.br ou o telefone (21) 3882-9291.
Importante destacar que as Oficinas Pedagógicas online da Obsma estão ocorrendo a cada quinze dias e serão realizadas até o final do ano. Acesse o site e as redes sociais da Obsma – Facebook e Instagram – e fique por dentro de tudo o que acontece na Olimpíada.
Por Samantha Mahara Martynowicz