Vivemos, hoje, uma crise climática, ecológica e na saúde. As projeções para as próximas décadas apresentam um cenário de deterioração da qualidade da vida – humana e não-humana – no planeta. Os recursos se tornarão cada vez mais escassos, acentuando as injustiças sociais e possibilitando o surgimento de pandemias globais como a que vivemos em 2020. Mais do que nunca, nos confrontamos com perspectivas sombrias para o nosso país e mesmo para o nosso planeta. Entretanto, podemos – e devemos! – ainda “virar esse jogo”: isso depende somente de como nos posicionaremos, coletivamente, diante das difíceis escolhas que irão moldar nosso futuro. O momento é agora!
A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), acredita que, plantando ideais, podemos formar pessoas conscientes e críticas, capazes de atuar diretamente nas questões mais urgentes de saúde e meio ambiente e trabalhar para a construção de um futuro mais justo e digno para todos e todas. É através da educação – de uma educação que preze a autonomia, a solidariedade e a justiça social – que poderemos incentivar nossos jovens à “colocar a mão na massa”, debaterem e atuarem em soluções para os problemas de saúde e meio ambiente que atravessam sua vida e a vida de sua comunidade.
É por isso que a Olimpíada está dentro de sala de aula, estimulando o debate e trazendo informação para nossos estudantes, ouvindo suas propostas e explorando novas formas de diálogo. Alunos em Ação são um conjunto de atividades e oficinas que a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente desenvolveu especialmente para os estudantes da educação básica de escolas públicas de todo o Brasil: através do Alunos em Ação, profissionais e pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz visitam escolas públicas, discutindo com os estudantes questões de ciência, saúde, meio ambiente, sustentabilidade, direitos humanos e ecologia. Apresentamos aos estudantes a Agenda 2030 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, convidando-os a atuar diretamente por um futuro em que “ninguém seja deixado para trás”.
Através do Alunos em Ação, a Fiocruz reafirma seu compromisso com a democratização do conhecimento e com a educação como processo emancipatório, tendo o direito a ampla cidadania como um valor central e a defesa da vida como sua mais valiosa missão.
Professores, mobilizem sua escola!
Entre em contato com a Olimpíada (olimpiada@fiocruz.br)
e recebam a Fiocruz em sua sala de aula, em qualquer lugar do país!