A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz (Obsma) promoveu, nos dias 20 e 21 de agosto, a 4ª Oficina Pedagógica online “Saúde e Meio Ambiente na Escola: Estresse em tempos de pandemia”. Por conta do período de isolamento social, as atividades que antes eram realizadas de forma presencial, tiveram que ser adaptadas ao formato online, como uma alternativa para continuar mantendo esse importante canal de diálogo e reflexão com professores da educação básica de todo o Brasil.
Com um número recorde de 223 participantes ao vivo pela plataforma Zoom, a quarta edição do evento discutiu como o estresse tem afetado a saúde mental das pessoas em tempos de pandemia, em especial, a dos educadores. De acordo com a Coordenadora Nacional da Obsma, Cristina Araripe, a Olimpíada tem o propósito de aproximar a ciência da escola, da educação básica e da sociedade.
“Desde a primeira edição das Oficinas Pedagógicas online, há uma grande preocupação em oferecer um conteúdo de qualidade a todos os participantes, trazendo a ciência de alto padrão para perto da sociedade e contribuindo para a construção de uma educação mais humana e igualitária”, afirma
Wilson Savino, Doutor Honoris causa pela Universidade Sorbonne (França), foi um dos grandes nomes desta edição. O imunologista brasileiro, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e pesquisador titular do Departamento de Imunologia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), esteve presente no primeiro dia de Oficina abordando sobre os efeitos imuno-fisiológicos do estresse no corpo humano, com o tema “Biologia do estresse em tempos de pandemia”.
Para tornar o tema mais acessível ao entendimento, o cientista iniciou sua fala fazendo uma analogia entre uma doença viral como a herpes e o estresse, trazendo algumas evidências de base científica para exemplificar melhor esse fenômeno. “O estresse causa um desequilíbrio no organismo de tal maneira que favorece a expansão de um vÍrus que estava quietinho no lugar dele, permitindo que esse vírus se expanda e passe a chamada imunidade”, comenta.
O palestrante também deu um recado a todos os professores, reforçando a importância de se transmitir conhecimento dentro de uma lógica científica. “Ao invés de ensinarmos apenas incertezas, nós, sobretudo, transmitimos uma maneira de pensar que permitirá que essas crianças e adolescentes olhem para qualquer coisa diante da vida deles com um olhar mais crítico e tenham dúvidas sobre aquilo que estão sendo expostos. A dúvida é o motor da ciência e também é o motor da sociedade. É a dúvida e a exploração da dúvida que permite ou facilita que crianças e jovens comecem a ter um pensamento crítico.” conclui Savino.
No segundo dia de evento, a Olimpíada recebeu Marcelo Veras, médico psicanalista e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental e Bem-Estar da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Na ocasião, o professor da Especialização em Teoria Psicanalítica abordou como o estresse tem afetado a saúde mental das pessoas em tempos de pandemia.
O psicanalista apresentou o programa de saúde mental PsiU, uma iniciativa desenvolvida e coordenada por ele próprio na Universidade Federal da Bahia (UFBA), com o objetivo de oferecer uma escuta acessível a toda a comunidade universitária. “Tiramos o que é urgente e emergente e, minimamente, conseguimos dar algum tratamento a essa urgência”, afirma Veras.
De acordo com o coordenador, as pessoas precisam ser mais humildes com o próprios sintomas, mas também com as dores do próximo e reforçou a importância da acessibilidade diante do mal estar. “Nas relações humanas existe uma grande diferença entre falar e saber escutar. O melhor abraço que vocês podem dar para alguém não é falar, é fazer com que a pessoa se sinta escutada” comenta.
As Oficinas Pedagógicas online da Obsma acontecem desde junho e foram pensadas como uma forma de dialogar com professores de todos os cantos do país, mesmo que de maneira remota. A cada encontro, novas temáticas são retratadas, privilegiando a transversalidade entre a educação e os assuntos envolvendo saúde e meio ambiente.
Importante destacar que as Oficinas Pedagógicas online da Obsma estão ocorrendo a cada quinze dias e serão realizadas até o final do ano.
10ª edição e Prêmio Especial
As inscrições para a 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz foram prorrogadas até o dia 13 de dezembro e devem ser realizadas pelo site oficial www.olimpiada.fiocruz.br. No site é possível ler o regulamento completo e conferir o endereço de envio do material físico de seu trabalho.
Neste ano, a Olimpíada também oferece o Prêmio Menina Hoje, Cientista Amanhã, no qual selecionará um trabalho ou projeto inscrito, desenvolvido exclusivamente por alunas e professoras do gênero feminino. Confira o regulamento completo.
Para acompanhar todas as novidades da Obsma, fique atento às nossas redes sociais: Facebook e Instagram. Em caso de dúvidas, o professor deve entrar em contato com a Coordenação da Olimpíada pelo e-mail: olimpiada@fiocruz.br ou o telefone (21) 3882-9291.
Por Samantha Mahara Martynowicz