“Ciência e Arte na Educação Básica: desafios pedagógicos” foi tema da 9ª Oficina Pedagógica online Saúde e Meio Ambiente na Escola, realizada nos dias 09 e 10 de novembro, pela Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz. O evento remoto foi transmitido pela plataforma Zoom e Facebook/Obsma, contando com a participação de profissionais da educação de todo o país.
O encontro proporcionou uma grande interação entre as convidadas e os professores, discutindo-se a importância da arte na construção de um olhar mais crítico para as questões que envolvem saúde e meio ambiente em sala de aula. Thelma Lopes, servidora da fundação CECIERJ e Coordenadora da Olimpíada de Arte e Ciência no Rio de Janeiro, abriu o primeiro dia de oficina abordando “Arte e ciência: diálogos possíveis”.
A palestrante deu início à apresentação contando uma pouco sobre seu percurso acadêmico profissional, trazendo aplicações práticas e reflexões que dialogam com esses dois importantes campos do conhecimento. “A ciência não é simplesmente o conteúdo. Tanto a arte quanto a ciência são pontos de vista, e isso é muito mais do que ser ferramenta e muito mais do que ser mero conteúdo” afirma.
Thelma também trouxe o panorama histórico sobre a ciência como método teatral, contou um pouco das experiências em sua pesquisa de doutorado e apresentou aos professores o funcionamento da Olimpíada de Arte e Ciência, na qual coordena.
“O objetivo final da educação é construir múltiplas inteligências que nos habilitem dialogar com a sociedade, a estar no mundo. Não se pode dispensar a cultura e as Artes na leitura de um mundo tão plural, complexo e desigual” conclui a convidada, abordando a importância da conexão e do diálogo entre esses dois campos do conhecimento e dos vários saberes.
No segundo dia de atividades, a vice-diretora e pesquisadora do Colégio de Aplicação da UFRJ, Cristina Miranda; e a docente de artes plásticas e visuais na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e Pesquisadora da UFRJ, Verônica Soares; estiveram presentes com a temática “Visibilidade, imaginação, experiência – investigações fotográficas”.
Cristina abriu o encontro demonstrando algumas imagens e fazendo uma reflexão a respeito do modo em como a sociedade consome e se apropria das imagens que circulam diariamente na internet. “Pensar a fotografia hoje, significa pensar também a fotografia em relação ao seu dispositivo de criação, pensar na fotografia para além da fotografia” comenta. Na ocasião, também foram apresentados alguns trabalhos produzidos para a “Oficina Investigações Fotográficas” realizada pela CAp-UFPR em 2017, com o objetivo de remontar a história da fotografia, desde à câmera escura até o momento da impressão das imagens.
Verônica deu continuidade ao bate-papo, dando a sua visão de como se pensar a fotografia, através da leitura das imagens. Foi realizada uma articulação entre as práticas na escola, que tangenciam as questões da arte, ciência e saúde, além de apresentar algumas imagens que foram registros de seus projetos de pesquisa, ensino e extensão.
“Independente da temática, a arte é sempre instigadora, é sempre política, é sempre o fazer da resistência. Nós estaremos sempre falando disso, independente do tema mais fechado” pontua a convidada.
Ao término de cada dia de atividades, houve um momento de debate entre professores e convidadas, no qual puderam sanar dúvidas e realizar perguntas sobre o tema em questão.
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10ª edição e Prêmio Menina Hoje, Cientista Amanhã
As inscrições para a 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz (Obsma) estão abertas até o dia 13 de dezembro e devem ser realizadas pelo site oficial: www.olimpiada.fiocruz.br. Diante do atual cenário de pandemia da Covid-19 e greve dos Correios, os trabalhos também poderão ser desenvolvidos de forma totalmente remota e envidos através do seguinte endereço de e-mail: trabalhosobsma@gmail.com. Importante indicar, no corpo do e-mail, o nome completo, o título do projeto e não esquecer de anexar o arquivo.
Neste ano, a Olimpíada também oferece o Prêmio Menina Hoje, Cientista Amanhã, no qual selecionará um trabalho ou projeto inscrito, desenvolvido exclusivamente por alunas e professoras do gênero feminino. Confira o regulamento completo.
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Já estão abertas as inscrições abertas para a 10ª Oficina Pedagógica online da Obsma. Acesse: www.olimpiada.fiocruz.br/oficinas/ e participe!
Por Samantha Mahara Martynowicz