Obsma entra na Rede POP
Desde o fim de 2014, a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) faz parte da Rede de Popularização da Ciência e da Teconologia na América Latina e Caribe, a Rede POP, que foi criada em novembro de 1990, no Rio de Janeiro, durante o programa de Ciência, Tecnologia e Sociedade da UNESCO. Trata-se de uma rede interativa que reúne centros e programas de popularização da ciência e da tecnologia na América Latina e no Caribe. Ela utiliza mecanismos regionais de cooperação que favorecem o intercâmbio, o treinamento e o aproveitamento de recursos entre seus membros.
O ingresso da Obsma na Rede POP é muito importante para a realização das atividades previstas para o ano de 2015, entre elas “Estudantes em Ação“, que levará atividades de iniciação científica e debates a jovens alunos de diversas cidades brasileiras no decorrer deste ano, conforme previsto no projeto aprovado em edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Membros da Rede POP e Congresso na Colômbia
Atualmente conta com mais de 70 membros distribuídos entre os países da região. No Brasil, fazem parte da Rede POP órgãos como Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz), Museu de Astronomia e Ciências Afins,Universidade Federal de São Carlos e Museu do Meio Ambiente. Além disso, a Rede mantém relações com centros de popularização da ciência e tecnologia em diversos países do mundo.
A cidade de Medellín, na Colômbia, vai sediar de 25 a 29 de maio, o Congresso Rede POP 2015, cujo tema é Arte, Tecnologia e Ciência – Novas Maneiras de Conhecer. A Obsma levará representantes para participar do Congresso. Saiba mais sobre o evento: http://www.parqueexplora.org/redpop2015
Texto: Anna Carolina Düppre e Ariane Mondo
Edição e foto: Ariane Mondo
Arte: Anna Carolina Düppre
Com informações da Rede POP