Obsma faz atividades em Três Rios na Semana do Meio Ambiente
A equipe daOlimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente(Obsma) foi a Três Rios (RJ), de 01 a 03 de junho, para oferecer à comunidade escolar do município, diversas atividades que integraram a programação oficial da cidade durante a Semana do Meio Ambiente. A Obsma esteve no Colégio Municipal Walter Franklin, no Centro Vocacional Tecnológico Três Rios (CVT) e na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura.
A iniciativa na cidade foi uma parceria entre pesquisadores e professores da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e do Laboratório de Transmissores de Leishmanioses do Instituto Oswaldo Cruz(IOC/Fiocruz) com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura e o Centro Vocacional Tecnológico Três Rios.
Insetos: É preciso conhecer para se conviver bem foi o título da palestra de abertura das oficinas pedagógicas da Olimpíada, feita pela Dra. Catarina Macedo (IOC-Fiocruz). Também participaram como convidados das atividades em Três Rios, as professoras Luciana Figueiredo e Verônica Soares da EPSJV/Fiocruz e o biólogo, doutorando da Fiocruz, Cauan Antunes. Além das oficinas pedagógicas, a equipe olímpica promoveu a atividade “Alunos em Ação”, em que estudantes do ensino básico participaram de exibições de vídeos da série Profissão Cientista (Observatório Juventude, Ciência e Tecnologia/Fiocruz) e de filmes da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz. Após as sessões, houve debates sobre as temáticas dos filmes com os alunos.
A equipe da TV Rio Sul gravou duas reportagens durante a passagem da equipe olímpica pela cidade. Confira os links AQUI e AQUI.
Sobre as oficinas pedagógicas
As oficinas pedagógicas da OBSMA são oferecidas a educadores interessados em abordar as temáticas de saúde e meio ambiente em sala de aula, utilizando recursos relacionados a projeto de ciências, produção de texto e produção audiovisual, que são as três modalidades da OBSMA. As oficinas são pensadas como uma ação para sensibilizar professores de todo o Brasil, ao diálogo que pode haver entre a educação e os temas saúde e meio ambiente.
No ano passado o projeto das oficinas pedagógicas levou equipes multidisciplinares de profissionais a oito cidades para ministrar oficinas aos educadores interessados nas temáticas da Olimpíada. As oficinas, realizadas com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) estiveram em: Petrópolis (RJ), Sobral (CE), Brasília (DF), Palmas (TO), Rio Branco (AC), Maceió (AL), Niterói (RJ) e Rio do Sul (SC).
Em 2013 a OBSMA ofereceu oficinas pedagógicas em seis cidades brasileiras: Recife (PE), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Manaus (AM) e Salvador (BA). As oficinas foram apoiadas por diversas instituições locais, incluindo Secretarias Municipais e Estaduais de Educação, e atingiram diretamente cerca de 500 profissionais atuantes na área de educação.
Veja algumas fotos das atividades em Três Rios em nosso Facebook e também na galeria abaixo (clique na imagem para ampliá-la).
Por Ariane Mondo
Fotos: Ascom Obsma