Todos sabemos que saúde e meio ambiente são temas importantes para a formação de cidadãos brasileiros conscientes e críticos. Mas você sabe por onde começar? Como abordar determinados temas com seus alunos? Como montar um projeto científico? Como estimular discussões sobre ecologia ou saúde pública? Que atividades práticas são mais interessantes? Estas e outras questões pedagógicas são comuns a profissionais que desejam trabalhar com estes assuntos.
Oficinas Pedagógicas
Professores e professoras
A Olimpíada quer
conversar com você
As Oficinas Pedagógicas são um espaço de formação continuada que oferecemos em busca de contribuir para o profissional da educação que, cada vez mais, deseja um Brasil mais saudável e sustentável.
As Oficinas Pedagógicas da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) são um de nossos canais de diálogo com professores e escolas de todo o país. Elas contam com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e são oferecidas a educadores interessados em abordar as temáticas de saúde e meio ambiente em sala de aula, utilizando recursos relacionados aos formatos projeto de ciências, produção de texto e produção audiovisual – as três modalidades de participação da Obsma. Os encontros são pensadas como uma ação para construir, em parceria com professores de todo o Brasil, novas metodologias e abordagens pedagógicas que privilegiem a transversalidade e o diálogo entre a educação e os temas saúde e meio ambiente.
Qualidade da educação
no país
A melhoria da qualidade da educação no país é tema constantemente tratados como um dos eixos fundamentais na construção de currículos e propostas pedagógicas que visem fortalecer novas concepções educacionais. Portanto, a organização de Oficinas Pedagógicas propõe uma metodologia flexível, em que as atividades possam apresentar diferentes dinâmicas como aulas, palestras, seminários, bate-papos e práticas. As Oficinas procuram sempre possibilitar a divulgação científica no contexto da educação básica e o fortalecimento da prática docente.
A Olimpíada
em todo o país
A Obsma é organizada em seis Coordenações Regionais que englobam todos os estados brasileiros. São elas: Regional Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito Federal), Regional Minas-Sul (Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), Regional Nordeste I (Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte), Regional Nordeste II (Alagoas, Bahia e Sergipe), Regional Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima) e Regional Sudeste (Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo).