Olimpíada da Fiocruz vai abordar o tema negacionismo na ciência
Edição debate a Divulgação Científica como ferramenta de combate ao negacionismo
Nos dias 09 e 10 de setembro, a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) realiza a 5ª Oficina Pedagógica Online de 2021. A oficina, voltada para professores de todo Brasil, irá abordar o tema “Divulgação científica: formas de combate ao negacionismo”.
No dia 09, a Coordenadora da Regional Minas Sul/ Obsma, Cristiana Brito abrirá o evento falando sobre a Fiocruz. Os convidados especiais do primeiro dia serão Debora Perez Menezes, da Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC, que abordará o tema “A divulgação científica como antídoto às fake News”; e Igor Waltz, do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT/Fiocruz), que fará a apresentação “A divulgação científica no combate à desinformação”.
No dia 10, a Coordenadora de Divulgação Científica/Vpeic e Coordenadora Nacional Obsma, Cristina Araripe, falará sobre a Obsma, e, em seguida, será a vez de Fabrício Pelloso e Rodrigo Frogeri, do Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS-MG, fazerem a apresentação “Investigando a notícia científica: fato ou fake”.
A oficina será realizada na plataforma Zoom e transmitida pelo Facebook oficial da Olimpíada (www.facebook.com/obsma). As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 08 de setembro, no link https://olimpiada.fiocruz.br/oficinas/. Todos que participarem receberão um certificado. Não perca!
Serviço:
5ª Oficina Pedagógica Online
Divulgação científica: Formas de combate ao negacionismo
17 e 18 de agosto – 10h às 12h
Inscrições: https://olimpiada.fiocruz.br/oficinas/