Avaliações Regionais acontecem nas seis coordenações da Obsma
Trabalhos da 11ª edição serão avaliados até 15 de setembro
Professore(a)s e alunos de todo o país já estão na expectativa para os resultados da 11ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma/Fiocruz). Com uma equipe de mais de 40 profissionais envolvido(a)s, as avaliações regionais das seis coordenações (Centro-Oeste, Minas/Sul, Nordeste I, Nordeste II, Norte e Sudeste) acontecem até o dia 15 de setembro. As comissões avaliadoras estão se reunindo presencial e remotamente para selecionar os destaques de cada região, que concorrerão posteriormente à etapa nacional.
Nosso time avaliador conta com professores(as), especialistas e profissionais premiado(a)s e de diversas áreas, ressaltando o caráter transdisciplinar da nossa Olimpíada. Você pode conhecer um pouquinho da trajetória profissional e de cada um do(a)s convidado(a)s selecionados para compor a comissão avaliadora clicando aqui. Aqui você também pode acompanhar o cronograma de cada regional.
Agradecemos por todos os trabalhos enviados, especialmente aos estados de Minas Gerais, que lidera o número de envios, e Amazonas, em segundo lugar no ranking. Para Cristiana Brito, coordenadora da regional Minas-Sul da Obsma, o número expressivo de inscrições na regional se deve ao esforço diário da coordenação para disseminar os temas de Saúde e Meio Ambiente nas escolas e à atuação contínua na formação continuada de professore(a)s da educação básica:
“Estamos muito felizes com as inscrições da Obsma este ano. Nosso desafio como regional é aumentar as interações com as secretarias de Educação nos estados do sul, onde temos menos contato direto, para estimular a participação desses estados também. Nas próximas edições, vamos investir ainda mais nas oficinas para estudantes, pois eles são um importante motivador dentro das escolas. Agradecemos também a nossa bolsista Stephanie Cabral, que através do contato com as secretarias municipais e estaduais tem mantido um banco de dados bastante extenso”, afirma Cristiana Brito, coordenadora da regional Minas/Sul da Obsma.
“A Regional Nordeste I vem trabalhando na avaliação dos trabalhos, que ocorrerão nos dias 23 de agosto (na categoria Audiovisual), 24 de agosto (Produção de Texto) e 26 de agosto (Projeto de Ciências). Estamos com grande expectativa para saber quais trabalhos serão indicados para a Fase Nacional”, enfatiza Zulma Medeiros, coordenadora da regional Nordeste I, que abarca os estados do Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte. Na regional, as avaliações serão online, pela plataforma Google Meet, das 09 às 17h.
Os projetos selecionados na fase regional — premiados com o Destaque Regional — seguem para a Etapa Nacional, na qual professor(a) e aluno(a) representante do trabalho premiado participam da cerimônia de premiação no Rio de Janeiro, de eventos culturais e pedagógicos organizados pela Obsma e parceiros, dentre outras atividades.
As avaliações regionais irão selecionar os trabalhos de destaque em cada uma das três modalidades: produção audiovisual, projeto de ciências e produção de texto, nas categorias Ensino Fundamental e Médio. Os resultados serão divulgados até o fim de setembro, no site www.olimpiada.fiocruz.br e nas redes sociais da Obsma
(Facebook e Instagram).