Primeiro evento presencial de 2022 debateu Saúde Única e Meio e Meio Ambiente em parceria com o Programa Academia na Escola
A Regional Sudeste da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) Fiocruz realizou, no dia 12/04, em parceria com o Programa Academia na Escola, seu primeiro evento presencial de 2022: I Oficina Alunos em Ação: Saúde Única, no Auditório do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense (UFF).
A Oficina reuniu 40 alunos(as) dos CIEPS 448 – Ruy Frazão Soares e 449 – Governador Leonel de Moura Brizola Brasil-França, região litorânea de Niterói. O evento apresentou debates e palestras acerca da ação Academia na Escola, temas em Saúde Única e Meio Ambiente, oficina teórica e prática de Audiovisual e apresentação de propostas para a 11ª edição da Obsma.
As atividades foram apresentadas pela Coordenadora de Divulgação Científica/Vpeic/Fiocruz e Coordenadora Nacional Obsma, Cristina Araripe, Jairly Guimarães Simplício, Martha C. Suárez-Mutis, Coordenadora Regional Sudeste da Obsma e pesquisadora do IOC, Luiza de O.R. Pereira, pesquisadora LPL – IOC – Paulo Sergio D´Andrea (IOC) e Marcia Castro, do Canal Saúde, todos da Fiocruz.
Os(as) Professores(as) Priscila Bomfim, coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Ensino, Divulgação e Extensão em Neurociências (NuPEDEN) UFF e do Projeto Academia na Escola, prof. João Luiz Leocádio, prof. Abílio Soares Gomes, da UFF, e Fernanda de Sousa Rezende também participaram das atividades.
Durante a oficina de Audiovisual, orientada pelo prof. João Luiz Leocádio e pela professora Elianne Ivo, do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF, estudantes de diferentes idades reuniram-se em três diferentes grupos com o objetivo de criar, editar e montar imagens, registradas na parte externa do campus, ao ar livre e com vista para a Baía de Guanabara.
“Para direcionar a produção, demos algumas orientações: escolher uma pessoa, objeto ou lugar; pensar a relação dessa pessoa ou desse objeto com o seu meio, a paisagem e o entorno; filmar a pessoa ou o objeto de três diferentes formas: se afastando, se aproximando, se aproximando ainda mais. A partir daí, tudo era possível. E muita coisa foi possível graças à criatividade das duplas e dos trios”, explicou Abílio.
Daniel Borges, do Ciep 449 – Governador Leonel Brizola – Intercultural Brasil-França, optou por captar o som da filmagem, além de capturar a imagem de um pescador junto ao barulho do mar e da brisa. “Guiados pelo som e a imagem em sincronia, somos capturados pela ação do pescador e imergimos na imagem”, disse Daniel.
Você pode conferir o resultado do trabalho clicando aqui
O programa Academia na Escola é um convênio de cooperação técnica entre a Fiocruz, UFF e Prefeituras do Rio de Janeiro e de Niterói, que visa contribuir para o desenvolvimento social e para qualificação científica da formação no ensino básico, por meio da integração entre escola e universidade.