Obsma/Fiocruz participa da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 202)
Fonte: Clarissa Barcellos
Após dois anos de realização on-line devido à pandemia de Covid-19, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2022) retornou aos encontros presenciais em sua 19ª edição. A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma/Fiocruz) está marcando presença durante o evento, realizado na Tenda da Ciência Virgína Schall, no campus de Manguinhos (RJ), de 17 a 21 de outubro, e em diversas unidades da Fiocruz.
No Rio de Janeiro, a cerimônia de abertura contou com a conferência da médica pneumologista e pesquisadora da Fiocruz, Margareth Dalcolmo, com o tema Impacto da Covid-19 e o Nosso Futuro, mediada por Márcia Castro, Coordenadora do Canal Saúde. A médica se tornou uma das principais divulgadoras científicas durante os momentos iniciais da pandemia. “É necessário reforçar o papel do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Programa Nacional de Imunizações (PNI) para garantirmos um futuro mais seguro para todos/as”, afirmou a médica.
Sobre “o nosso futuro”, parte do tema de sua palestra, Dalcolmo afirmou: “não tem como olhar para o futuro, sem olhar para o passado. Quando você olha a história, você reaprende e fixa a informação”, reiterou, atenta ao tema da SNCT 2022 – Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil. No vídeo de boas-vindas, a presidente da instituição, Nísia Trindade, comemorou o retorno ao presencial e enfatizou a importância da SNCT: “tenho certeza de que muitos aprendizados virão dessa histórica edição”.
Durante a SNCT, o público participa da feira de ciência e tecnologia, de exposições, intervenções artísticas, oficinas e bate-papos com pesquisadores/as, alunos/as e parceiros/as da instituição. Neste ano, o Espaço Obsma preparou jogos e atividades interativas para estudantes e professores da educação básica, com o objetivo de discutir sustentabilidade, ciência e o futuro do planeta: “Quem sou eu? Ciência”: Jogo de perguntas e respostas; Jogo da memória – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Tapete gigante “Obsma e os 17 ODS”, além da distribuição de medalhas, bottons e materiais didáticos.
Para a coordenadora executiva da Obsma, Inez Sodré, professores e alunos são peças fundamentais para que o trabalho da Olimpíada e da SNCT seja realizado: “A Olimpíada trouxe novamente as ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), pautados pela da Organização das Nações Unidas (ONU), com o intuito de que a comunidade escolar leve esta discussão para a sala de aula. Estamos tentando resgatar o brilho nos olhos e a vontade de desenvolver trabalhos, aprender e ensinar, que foi enfraquecida durante a pandemia, destacou a coordenadora.
A aluna Giselle Issa, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal Erpidio Cabral de Souza, localizado no Complexo da Maré, participou dos jogos Obsma e se emocionou ao falar da SNCT: “Eu tenho 34 anos e essa é a minha primeira vez em uma feira de ciências. Eu voltei a estudar agora, depois de 18 anos fora da escola. Estou achando tudo lindo e interessante e já aprendi muito com todos os jogos e atividades. São informações que vou levar para o resto da minha vida”, disse Giselle.
As atividades interativas da Obsma também contaram com a participação de alunas voluntárias do ensino médio e da graduação, convocadas por meio de uma chamada nas redes sociais da Olimpíada. “É muito importante conhecer e sentir-se parte de uma grande instituição e programa como a Obsma/Fiocruz. Estou aprendendo muito, afirmou a voluntária Andressa Carvalho, que cursa o quarto período de Serviço Social, na Universidade Federal Fluminense (UFF).
Larissa Silva, voluntária e aluna do curso técnico em Química, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), ficou impressionada com a sua primeira visita à instituição: “Depois de participar da semana de divulgação científica do IFRJ, fiquei ainda mais interessada em conhecer a SNCT. É muito importante que a população acesse este espaço. A comunidade precisa saber mais sobre as pesquisas que beneficiam a todos nós, comentou.
Além das feiras de ciências, em parceria com as diversas regionais da Obsma/Fiocruz, em todo o território nacional, a regional Sudeste preparou o encontro presencial “Alunos em ação”: Trilha interpretativa – Mata Atlântica, no campus da Fiocruz Mata Atlântica, em Jacarepaguá, zona Oeste do Rio de Janeiro. Na última terça-feira(18/10), alunos e professores do Ensino Médio do Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht percorreram uma trilha interpretativa guiada pela equipe da Fiocruz Mata Atlântica, dentro do campus da instituição. Durante o percurso de 1,5km, foram apresentados espécimes da flora e fauna da Estação Biológica, além de um debate acerca dos temas preservação, biodiversidade e saúde, com foco nas atividades desenvolvidas pelo espaço.
Durante o encontro, o grupo também participou de uma visita guiada pelo território histórico ao entorno do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, na Taquara. O museu é responsável pela preservação, conservação e difusão da obra de Arthur Bispo do Rosario – um dos expoentes da arte contemporânea, de reconhecimento nacional e internacional. Bispo também é um ícone da luta antimanicomial e da reforma psiquiátrica no Brasil.
Já a Regional Nordeste I preparou um evento de premiação dos trabalhos que se destacaram na Etapa Regional da 11ª edição, para estudantes, professores(as) e coordenadores(as) dos estados que compõem a Regional (Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão, Piauí e Paraíba). A transmissão será nesta sexta-feira (19/10), pelo YouTube da Fiocruz Pernambuco, das 14h às 17h. Durante o encontro virtual, que terá apresentação do poeta, repentista e professor da Obsma, Toinho Mendes, também será lançado o vídeo “porque escolhi ser cientista”, de Silvia Santos.
A Fiocruz participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia desde a sua criação. A SNCT é realizada anualmente, em todo o país, desde 2004, sempre no mês de outubro. O objetivo é mobilizar a população brasileira, em especial os jovens, para atividades e reflexões acerca da ciência e da tecnologia. O evento é coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e realizado em diversas instituições públicas e privadas do país, com atividades gratuitas e participação da comunidade.
Acompanhe as novidades:
Instagram: @obsma_fiocruz
Facebook: facebook.com/obsma