Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz encerra 11ª edição com programação especial de 06 a 09 de dezembro, no Rio de Janeiro
Representantes de 620 alunos premiados nas etapas regionais estarão na cidade maravilhosa para a cerimônia de encerramento. Evento terá participação de Nísia Trindade, Margareth Dalcolmo, Míriam Leitão e Akira Homma
A cidade do Rio de Janeiro vai receber, de 06 a 09 de dezembro, representantes de 620 alunos premiados nas etapas regionais da 11ª edição bianual – 2021-2022 – da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma), promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Mais de 30 representantes de escolas, a maioria das redes municipal, estadual e federal, irão participar de atividades científicas e culturais na cidade do Rio de Janeiro. No dia 08, uma cerimônia no campus Manguinhos da Fiocruz vai premiar os trabalhos selecionados nas etapas regionais e do prêmio especial “Menina Hoje, Cientista Amanhã”, além de anunciar os destaques nacionais, um dos momentos mais esperados pelos participantes.
O evento de premiação vai contar com convidados especiais, como a médica e pesquisadora da Fiocruz, Margareth Dalcolmo, que falará sobre “Saúde e Pandemia de Covid-19”. A médica tornou-se uma das principais divulgadoras científicas durante os momentos iniciais da pandemia. A jornalista e escritora Míriam Leitão também vai abrilhantar a festa e fará uma apresentação sobre o tema História do Futuro. Além de especialista em assuntos de economia e política, ela realizou com sua equipe, em 2022, o documentário Amazônia na Encruzilhada, que mostra de perto a região do país que mais sofre com o desmatamento e onde os povos indígenas são mais ameaçados. O médico e pesquisador emérito da Fiocruz, Akira Homma, também integra o time de participações especiais.
A cerimônia também terá participação de Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz, Cristiani Vieira Machado, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Mychelle Alves, presidente da Asfoc/Fiocruz (Sindicato Nacional) e Cristina Araripe, coordenadora nacional da Olimpíada e coordenadora de Divulgação Científica da Fiocruz.
No dia 07 de dezembro, os participantes farão uma visita técnica ao Jardim Botânico, seguida de visita técnica ao Parque Nacional da Tijuca, onde terão a oportunidade de visitar o Corcovado, ícone turístico da cidade maravilhosa, e atividades recreativas na Praia Vermelha, no bairro da Urca, zona sul do Rio. Para encerrar a programação, no dia 09/12 alunos e professores irão participar de uma visita técnica ao Museu do Amanhã, na Zona Portuária.
11ª edição envolveu mais de 16 mil alunos e professores
A 11ª edição da Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz envolveu mais de 16 mil
alunos e professores da educação básica de todo o país e cerca de 800 trabalhos inscritos
por 273 escolas e mais de 2.700 professores. Com a participação de mais de 40 profissionais, as comissões avaliadoras selecionaram 36 destaques regionais durante a Etapa Regional. Cada regional premiou 6 trabalhos, nas modalidades Produção Textual, Projeto de Ciências e Produção Audiovisual e nas categorias Ensino Médio e Ensino Fundamental. Ao todo, 36 trabalhos selecionados concorrem na final a mais um título.
Nesta edição destacaram-se projetos ligados ao tema saúde em tempos de pandemia de Covid-19, pobreza menstrual e produções que despertam regularmente o interesse de alunos e professores, como saneamento básico, alimentação saudável, reciclagem do lixo,água, poluição e aquecimento global. O prêmio especial “Menina Hoje, Cientista Amanhã” contou com 159 inscrições, 3.582 alunas e 239 professoras participantes e premiou duas escolas públicas, uma de Roraima e outra do Distrito Federal.
Saiba mais em https://olimpiada.fiocruz.br/
Serviço:
Dia 7/12/2022
– 9h00 às 12h00 – Visita técnica ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro
– 14h00 às 17h00 – Visita técnica ao Parque Nacional da Tijuca
– 18h00 às 19h00 – Visita à Praia Vermelha
Dia 08/12/2022
– Cerimônia de Premiação Nacional
– Auditório de Bio-Manguinhos – Av. Brasil, 4365 – Manguinhos
– 9h00 às 10h30 – Roda de conversa com Margareth Dalcolmo
– 11h00 às 12h00 – Visita técnica ao Museu da Vida/Coc/Fiocruz (exposição permanente na Cavalariça e Castelo Mourisco)
– 13h30 às 17h00 – Cerimônia de Premiação Nacional
– Mesa de abertura com Nísia Trindade Lima, Cristiani Vieira Machado, Mychelle Alves e Cristina Araripe
– Palestra com Míriam Leitão
– Entrega de troféus e medalhas aos destaques regionais
– Anúncio e entrega de troféus aos premiados nacionais
Dia 09/12/2022
– 9h00 às 11h00 – Visita técnica ao Museu do Amanhã
Contato para imprensa:
Renata Fontoura – 41 98808-4747
Clarissa Barcellos – 21 96959-2937