UMA OLIMPÍADA DIFERENTE
Criada em 2001, a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma)
é um Programa educativo bienal promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para estimular o desenvolvimento de atividades interdisciplinares nas escolas de todo o país.
VOCÊ ESTUDANTE
Já se imaginou fazendo um filme sobre a coleta de lixo na sua cidade?
Ou escrevendo um poema sobre o futuro do mundo após o possível derretimento das calotas polares? Ou, ainda, fazendo um projeto sobre o ciclo de plantio da horta que existe em sua escola? Não fique só na imaginação… Você pode ter seu trabalho reconhecido, vamos colocar isso em prática?!
Chame o seu professor(a) e movimente sua turma!
VOCÊ PROFESSOR(A)
Mobilize a sua escola e inscreva os projetos de seus alunos, do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e de ensino médio, nas seguintes modalidades:
Produção Audiovisual
Tem um vídeo desenvolvido em sala de aula sobre saúde e meio ambiente? Você pode inscrevê-lo na Olimpíada. Saiba mais sobre a linguagem audiovisual e venha fazer parte do time olímpico.
Projeto de Ciência
Podem ser considerados nesta modalidade os trabalhos de pesquisa com análise de dados, projetos multidisciplinares e objetos desenvolvidos com base em estudos realizados em sala de aula.
Produção de Texto
As redações são bons instrumentos de aprendizagem. Existem outras possibilidades de trabalhar a produção criativa de textos com os alunos. Esta é mais uma modalidade da Obsma!
NOSSO ALCANCE
NACIONAL
A Obsma é organizada em seis Coordenações Regionais que englobam todos os estados brasileiros. São elas: Regional Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito Federal), Regional Minas-Sul (Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), Regional Nordeste I (Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte), Regional Nordeste II (Alagoas, Bahia e Sergipe), Regional Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima) e Regional Sudeste (Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo).
PREMIAÇÃO
Valorização do conhecimento científico
Os seis projetos Regionais premiados seguem para a Etapa Nacional, onde o professor e um aluno representante do trabalho premiado participam da cerimônia de premiação no Rio de Janeiro e eventos culturais e pedagógicos organizados pela Obsma e parceiros, dentre outras atividades.