Obsma conclui Oficinas Pedagógicas em Içara-SC
De 16 a 19 de abril, a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) esteve em Içara, município de Santa Catarina, realizando suas Oficinas Pedagógicas com professores da rede municipal. As atividades aconteceram na Escola Municipal Angelo Zanellato e contaram com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Içara.
Ministrando as Oficinas de Produção de Texto, Projeto de Ciências e Produção Audiovisual, estiveram conosco os profissionais do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná) Renata Fontoura, Patrícia Shigunov e Wagner Nagib, respectivamente .
A coordenadora nacional da ObsmaCristina Araripe promoveu a abertura das atividades apresentando a importância dos temas saúde e meio ambiente e suas possibilidades para o trabalho em sala de aula. Na oficina Projeto de Ciências, a pesquisadora Patrícia Shigunov discutiu sobre como os professores poderiam desenvolver projetos nas escolas, abordando métodos, tema, recorte e outros tópicos.
A assessora de comunicação Renata Fontoura promoveu uma oficina de Produção de Textos onde os grupos puderam desenvolver redações e debater sobre as temáticas que abordamos a partir do contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Wagner Nagib, produtor de multimídia, apresentou recursos audiovisuais e tecnológicos que os professores poderiam implementar em suas atividades pedagógicas como celulares, tablets, aparelhos de realidade virtual e outras ferramentas para produção de vídeos.
Ao final das Oficinas, professores receberam DVDs da Videosaúde, a produtora de materiais audiovisuais em saúde da Fundação Oswaldo Cruz.
Mais de cem professores participaram das atividades das Oficinas em Içara, município reconhecido em todo o país pela qualidade da alimentação que oferece aos estudantes da rede pública. Em 2017, foi premiado no concurso “Boas Práticas de Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar” promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação.
Querendo incentivar os estudantes a se engajarem com seus professores na elaboração de projetos, além de divulgar a 9ª edição da Olimpíada, fomos recebidos no dia 19 com este lindo painel (foto) e uma enorme plateia: tivemos a chance de conversar sobre saúde e meio ambiente com cerca de 800 alunos da Quintino Rizzieri!
Valeu, Içara! Estas Oficinas foram inesquecíveis para toda a equipe olímpica!