Obsma promove Oficinas na Bahia e comemora cinco anos do Ciência na Escola
Cerca de 200 professores da rede estadual de ensino participaram de uma oficina promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que buscou preparar os educadores para a participação na Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente. A formação, realizada no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, integrou as atividades em comemoração aos cinco anos do programa Ciência na Escola.
“Contamos com oficineiros da Fiocruz do Rio de Janeiro e da Bahia que trabalharam com os nossos professores e passaram orientações de como participar da Olimpíada. A fundação é parceira do Ciência na Escola desde 2012 e já alcançamos bons resultados, com estudantes sendo premiados nestas olimpíadas. Este é mais um movimento que o programa lança na rede estadual”, disse Shirley Costa, coordenadora do Ciência na Escola.
Os professores foram capacitados pelos oficineiros para orientar os estudantes quanto à melhor forma de construir e submeter projetos à Olimpíada. “Eu consigo identificar uma semelhança muito intensa entre o Ciência na Escola e a Olimpíada. O programa trata dos assuntos que estão ligados à saúde e o meio ambiente desenvolvendo projetos e acredito que, por conta desta identificação, o professor que atua no Ciência na Escola tem condições de fazer a sua inscrição para a Olimpíada com muito mais facilidade”, afirmou Inez Sodré, coordenadora pedagógica da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente.
“Essa oficina pedagógica amplia o nosso campo de atuação e nos traz as ferramentas necessárias para que a gente possa trabalhar com os estudantes. É uma oportunidade única”, celebrou a professora Gildete Brito, do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão de Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito.
A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente foi criada em 2001 para promover a melhoria das condições de vida e saúde da população brasileira, além de estimular professores e estudantes de escolas públicas e privadas a refletirem sobre a temática, desenvolvendo projetos de forma crítica e criativa.