Comissões avaliadoras da 8ª Obsma se reúnem em Manaus
As avaliações dos trabalhos inscritos na 8ª edição da Obsma estão a todo o vapor. Seis comissões especiais estão reunidas em todas as regiões do Brasil para avaliar os trabalhos recebidos. Em cada uma das coordenações regionais da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente acontecem as reuniões que irão escolher os trabalhos de destaques. Essa semana estão acontecendo as últimas reuniões da Coordenação Regional Norte, situada em Manaus/AM.
Na última segunda-feira, 19 de setembro, reuniu-se a comissão avaliadora dos Projetos de Ciências feitos pelas escolas da Regional Norte, composta por Olívia Simão, Muriel Saragoussi e Ana Claudia Dutra. Hoje reúnem-se os profissionais Otoni de Moreira Mesquita, Orlanne Pereira Freires e Michelle Barbosa Andrews, que irão avaliar os Projetos Audiovisuais, e Sully de Souza Sampaio, Alcione Alves de Oliveira de Araújo e Sonia de Oliveira para avaliar as Produções de Texto.
Os trabalhos avaliados por essas comissões foram aqueles recebidos pela Regional Norte, que contempla as escolas da região Norte brasileira. Os resultados serão conhecidos em outubro, juntamente com os destaques das outras regiões.
Conheça mais sobre os profissionais que compõe a comissão avaliadora da Regional Norte:
PROJETOS DE CIÊNCIAS
Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão
Doutora em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA (2009), Mestre em Entomologia pelo INPA (1994) e Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM (1990). Atualmente é professora do Instituto de Ciências Biológicas da UFAM e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia – PPGCASA da UFAM. Tem experiência na área de Educação Ambiental, Conservação e Gestão de Recursos Naturais na Amazônia, com ênfase na pesca. Atua nos seguintes temas de pesquisa: manejo da pesca artesanal de grandes bagres, territorialidade da pesca artesanal, educação para cidadania e educação ambiental. Foi Secretária Executiva Adjunta de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas, Diretora Técnico Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM e Diretora Presidente da FAPEAM.
Muriel Saragoussi
Doutora em fisiologia vegetal opção melhoramento de plantas pela ENSAR / França, engenheira agrônoma pela ESALQ / USP – Brasil, trabalhou como pesquisadora no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (departamento de Agronomia – pesquisadora, e departamento de Ciências Sociais – coordenadora), na Fundação Oswaldo Cruz (Centro de Pesquisa Leônida e Maria Deane, pesquisas em sócio e biodiversidade, pesquisadora e diretora do centro), na Fundação Vitória Amazônica (diretora executiva) e como Diretora do CONAMA – Conselho Nacional de Meio Ambiente, Secretária de Coordenação de Políticas para a Amazônia e Diretora de Extrativismo, no Ministério do Meio Ambiente, secretária executiva da Rede GTA, oficial de programa para América do Sul para Florestas e Clima na ICCO e coordenadora de campanhas e incidência da Oxfam no Brasil. Foi gerente científica do Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera da Amazônia no INPA/MCTI de outubro de 2014 até novembro de 2015. Atualmente está elaborando e implantando o Programa de Saúde e Ambiente para a Amazônia do Instituto de Pesquisas Leônidas e Maria Deane da Fiocruz. Foi representante do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e Desenvolvimento no Comitê Internacional Diretivo das ONGs para a CNUMAD (co-chair of the International Steering Committee of NGO?s for UNCED) e Manager do Fórum Internacional de ONGs em 1992. Na direção da Fundação Vitória Amazônica, representou-a na coordenação nacional do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e Desenvolvimento e no Conselho Deliberativo do Grupo de Trabalho Amazônico. Representou o Grupo de Trabalho Amazônico no Comitê de Gestão do Corredor Central da Amazônia do Projeto Corredores Ecológicos / PPG7 e o FBOMS no Conselho Deliberativo do FUNBIO (Fundo Nacional para a Biodiversidade), entre outras representações. Participou da coordenação de complexos processos participativos tais como o Plano Amazônia Sustentável e o Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável da Área de Influência da Rodovia BR 163 Cuiabá – Santarém e da construção do Plano Nacional de Promoção dos Produtos da Sociobiodiversidade. Orientou seis dissertações de mestrado. É autora ou co-autora de inúmeras publicações científicas e livros, além de ter participado em mesas redondas, como palestrante, debatedora ou coordenadora nos seus 30 anos de vida pública. Recebeu o Prêmio Chico Mendes de Liderança Individual da Amazônia em 2002, o Gaea Environment Award 2010 – International Visionary Award da WIFTS Foundation, e foi uma das 15 finalistas do Prêmio Cláudia de Mulher do Ano em 2001.
Ana Cláudia Maquiné Dutra
Mestre em Educação em Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas. Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Amazonas. Professora Substituta na Universidade Federal do Amazonas. Formadora no Programa Ciência na Escola (PCE) e no Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR/Ciências Naturais e Biologia. Têm experiência na área de Educação em Ciências, principalmente nos seguintes temas: aprendizagem de conceitos, educação cognitiva, metodologias e recursos didáticos, formação de professores e alfabetização científica.
PROJETO AUDIOVISUAL
Otoni Moreira de Mesquita
Doutor em História – Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal Fluminense (2001-2005). Mestre em História e Crítica da Arte. Programa de Pós -graduação da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989-1992). Possui graduação em Jornalismo / Comunicação Social – Fundação Universidade do Amazonas (1976-1979); graduação em Gravura / Escola de Belas Artes – Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980- 1983); e Entre 1997 e 1998 atuou como Coordenador do Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas. Publicou dois livros, resultantes do trabalho de mestrado e de doutorado: Manaus: história e arquitetura – 1850/1915 e Manaus: uma cidade entre dois tempos- 1890/1910. Atualmente é professor Associado 1 do Curso de Artes Visuais do Departamento de Artes da Universidade Federal do Amazonas. Atuou no Programa de Pós-graduação em História entre 2006 e 2013, orientado trabalhos de pesquisa na área de História e Arte, com ênfase na produção cultural do Estado do Amazonas, concentrando em Manaus; Arquitetura, Memória; Imagem da Cidade; Província do Amazonas e Obras Públicas e História das Artes Plásticas em Manaus. Além das atividades acadêmicas, atua como artista plástico desde 1975, desenvolvendo obras em variados suportes, gêneros e materiais.
Orlane Pereira Freires
Especialista em História da Cultura e da Arte pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Possui graduação em Licenciatura em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Amazonas (2006). Atualmente é professora da Universidade Federal do Amazonas, onde ministra disciplinas de História da arte no Brasil, Escultura e Cerâmica e atuou como tutora no curso de pós- graduação em Mídias na Educação nível avançado e intermediário oferecido pelo MEC através da UFAM e foi professor ministrante do curso de graduação em Artes Visuais na modalidade EAD. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Desenho. Atua principalmente nos seguintes temas: patrimônio histórico e cultural, restauro, Artes Plásticas e tecnologias educacionais.
Michelle Andrews
Manauara. É produtora cultural, vídeo maker, fundadora do Coletivo Difusão (AM), autodidata atua em projetos socioculturais e ambientais desde 2004. Ministrou oficina e workshops no campo da produção audiovisual. Elabora e executa projetos de diversas linguagens desenvolvidos em território brasileiro, em especial na região Amazônica. Atualmente faz planejamento estratégico para Associação Difusão Amazonas.
PRODUÇÃO DE TEXTO
Sully de Souza Sampaio
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas (2000). É bolsista ILMD/ Fapeam, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas. Possui vínculo com o Laboratório de Situação de Saúde e Gestão do Cuidado às Populações em Situações de Vulnerabilidade – L SAGESC/ Instituto Leônidas e Maria Deane/ Fiocruz Amazônia. Tem experiência na área de Antropologia, atuando principalmente nos temas: controle social, saúde indígena, representações sociais, educação em saúde, formação profissional de agentes comunitários indígenas de saúde, movimentos etno-políticos, pesquisa ação e elaboração de materiais didáticos etnicamente adaptados à realidade indígena rionegrina.
Sônia de Oliveira
Mestre em Saúde Sociedade e Endemias na Amazônia. Formada em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho. Atualmente é servidora do Instituto de Pesquisa Leônidas e Maria Deane/ILMD da Fundação Oswaldo Cruz em Manaus-AM e professora da Secretaria Municipal de Educação de Manaus. Coordenadora do Projeto Saúde na Escola em Manaus e compõe a colaboradora da Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente/ Região Norte. Tem experiência na área de Análises Clínicas, Parasitologia e Genética, com ênfase em Genética Molecular e de Microorganismos, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnósticos clínicos, parasitologia, meio ambiente. E saúde coletiva.
Alcione Alves de Oliveira de Araújo
Graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (1999) e Especialização em Gestão Escolar pela Universidade do Estado do Amazonas (2009). Desenvolve, nas instituições para as quais presta serviço, um trabalho com projetos de pesquisa e de aperfeiçoamento de habilidades, já inserindo os estudantes do Ensino Médio na pesquisa científica Atuou pela Rede Municipal de Educação entre os anos de 1996 a 2014, na Rede Estadual, de 1998 a 2011, na Rede Privada, de 2000 a 2014 com Ensino Médio e Ensino Superior Privados nos anos de 2011 a 2013. Nomeada e empossada na carreira do magistério superior em julho de 2014 pela Universidade Federal do Amazonas como Professora Auxiliar Nível I em regime de Dedicação Exclusiva.