Semana de Premiação: Comissão avaliadora escolhe melhores trabalhos do Brasil
![](https://olimpiada.fiocruz.br/wp-content/uploads/2019/05/avaliacao-nacional.jpg)
Os seis jurados da comissão avaliadora nacional se encontraram nessa manhã no Castelo Mourisco, na Fundação Oswaldo Cruz, para dar conta de uma árdua tarefa: escolher os seis trabalhos de destaque nacional da 8ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente. A comissão avaliadora se reuniu na Seção de Obras Raras, da Biblioteca de Manguinhos, e passou a manhã examinando os 36 trabalhos vencedores das etapas regionais a fim de decidir quais receberiam também o título de destaque nacional.
A comissão foi composta por especialistas da área da saúde, educação e meio ambiente e também artistas, como a cantora Sandra de Sá, que se encantou com a iniciativa do projeto: “acredito que o mal de toda a nossa sociedade pode ser sanado com educação e enquanto a garotada e professores estão fazendo um trabalho desses tudo vai se resolver. É fundamental”.
Os jurados se dividiram em duplas e cada uma se encarregou de avaliar uma modalidade: projeto de ciências, produção de texto ou produção audiovisual. “De tudo o que vi, a gente percebe que há muito envolvimento dos alunos e estão bem interessantes”, disse o Dr. Vinícius Castro Souza, diretor da Escola Nacional de Botânica Tropical, que avaliou as produções de texto.
A Dra. Claudia Levy, secretária da Sociedade Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, avaliou as produções audiovisuais. Um dos trabalhos que mais chamou sua atenção foi o vídeo … sobre o plantio de mudas no espaço escolar. “Talvez a Olimpíada tenha dado a oportunidade de a escola mostrar o que faz, aí outros professores e alunos conhecem e implantam iniciativas em seus espaços”, alegou.
Também compuseram a comissão avaliadora nacional a Dra. Miriam Tendler, médica e pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz, o Dr. Celso Ramos, da Academia Nacional de Medicina e a Dra. Ana Furniel, do Campus Virtual da Fundação Oswaldo Cruz. Todos examinaram com muito critério os trabalhos e, ao final da manhã, decidiram aqueles que serão anunciados como destaques nacionais.
Enquanto a comissão avaliadora nacional estava reunida, professores e alunos participavam de mais uma atividade educativa da Semana de Premiação: a apresentação dos seminários. Cada um dos olímpicos pode apresentar seu trabalho aos outros participantes, favorecendo a troca de experiências e também a iniciação dos estudantes nesse tipo de evento acadêmico.
A revelação dos destaques nacionais e entrega de títulos aos destaques regionais acontece amanhã, terça-feira, durante a Cerimônia de Premiação. A solenidade acontece na Tenda da Ciência Virgínia Schall, às 9h e será aberta a todos os interessados.