Obsma participa da Expedição “Ciência, educação e cultura para a saúde e superação da da pobreza”
A Expedição “Ciência, educação e cultura para a saúde e superação da pobreza”, promovida em parceria pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Espaço Ciência e Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, levou ao município de Paudalho, cidade da Zona da Mata Norte de Pernambuco, curso de férias, programação cultural e atividades de integração de arte e cidadania no período de 23 a 27 de janeiro de 2012.
A ação, ao mesmo tempo em que comemora o centenário das expedições do Instituto Oswaldo Cruz aos sertões do Brasil (1911 a 1913), se insere no macro projeto da Fiocruz “Saúde, Ciência e Educação contra a miséria”, que tem como objetivo principal apoiar inter setorialmente as ações do Plano Brasil sem Miséria, do Governo Federal.
Um dos momentos da Expedição foi o curso de férias “Saúde é o que interessa, doença é que não presta” dirigido aos professores da educação básica, alunos do 8º e 9º ano e agentes de saúde do município.
A pesquisadora Zulma Medeiros, coordenadora de Regional Nordeste I da Obsma, ministrou a oficina “As parasitoses intestinais e promoção da saúde”. Na ocasião os alunos puderam também conhecer os objetivos e formas de participação neste outro projeto desenvolvido pela Fiocruz.