Avaliações de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo chegam ao fim
Hoje mais uma Regional encerra as avaliações. Os trabalhos feitos pelas escolas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo passaram pelas mãos de seis avaliadores que, durante todo o dia de hoje, 28 de setembro, buscaram arduamente encontrar os destaques dessa região. A comissão avaliadora afirma que não foi tarefa fácil escolher, entre tantos trabalhos, aqueles que receberiam o título de destaque, já que todos os trabalhos estavam muito bons.
Com o término do encontro de hoje da comissão da Regional Sudeste, na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), faltam apenas três regionais concluírem suas avaliações. O resultado será publicado quando todos os trabalhos da 8ª edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente tiverem sido avaliados, no início de outubro. A divulgação ocorrerá em nosso site e nas redes sociais da Obsma.
Cada modalidade de trabalho foi avaliada por dois jurados convidados. Participaram da análise dos trabalhos de Produção de Texto as professoras Ines Azevedo, do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e Luciana Figueiredo, do Laboratório de Formação Geral na Educação Básica (Labform-EPSJV/Fiocruz). Os projetos de ciência foram analisados pelos profissionais Ozias Soares, do Museu da Vida/Fiocruz e a professora Madalena de Mello e Silva, do Colégio Pedro II. Já os trabalhos de Produção Audiovisual passaram pelas mãos da professora do CAP-UFRJ, Maria Cristina Miranda da Silva, e do historiador Eduardo Thielen, da Fundação Oswaldo Cruz.
Conheça mais dos avaliadores:
PRODUÇÃO DE TEXTO
Ines Azevedo
Possui bacharelado e licenciatura em Letras: Português-Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981). Mestrado em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990) e Doutorado em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997). Tem significativa experiência como docente no Ensino Superior e Médio nas áreas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Atuou como Coordenadora de Curso de Letras em instituição privada de Ensino Superior. Atualmente é Professora Adjunta de Língua Portuguesa no Departamento de Ensino Superior (DESU) do Instituto Nacional de Educação de Surdos.
Luciana Figueiredo
Bacharelado e licenciatura em Letras (Português-Inglês) pela UFRJ (1995). Especialização em Língua Inglesa – UERJ (1997). Mestrado em Lingüística Aplicada – UFRJ (2007). Curso de atualização em língua inglesa e metodologias na Excel English School – Londres (2010) e na Hilderstone College – Broadstairs (2004). Atuou como professora na Cultura Inglesa de 1998 a 2005, envolvendo-se também com formação de professores e coordenação de convênio-escola. Foi servidora pública municipal lotada na décima CRE de 2003 a 2006 como PI de língua inglesa. Atualmente, é professora da rede pública municipal de Caxias como PI de Ingês da EJA e professora-pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, exercendo docência em língua inglesa no Curso Técnico de Nível Médio em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Assumiu a coordenação de curso do CTNMS/EPSJV de 2009 a 2011.Atua como co-orientadora de estágio de prática de ensino do curso de licenciatura da UFRJ desde 2011 e como coordenadora de curso do CTNMS/EPSJV desde agosto 2013.Áreas de interesse:geopolítica da língua inglesa; práticas de letramento e formação de professores.
PROJETO DE CIÊNCIAS
Ozias Soares
Doutor em Ciências Sociais (PPCIS/UERJ). Mestre em Educação (UFF), Especialista em Formação de Educadores de Jovens e Adultos Trabalhadores (UFF); Pedagogo (UERJ). Coordenou o Centro de Ensino Fundamental e Médio da UERJ (2001/2002); professor da Faculdade de Educação/UERJ (2004 a 2014), atuando no Departamento de Educação Inclusiva e Continuada e, na mesma Faculdade, através do Consórcio Cecierj/Cederj, nas áreas de Didática e Pesquisa em Educação e Construção do Projeto Político Pedagógico. Educador nos Museus Castro Maya, do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM/MinC) entre os anos de 2006 e 2014; Docente do Curso de Pós-graduação Lato sensu em Educação Museal (Convênio IBRAM/FAETEC/ISERJ – 2014 a 2016); Docente na Especialização em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde do Museu da Vida. Integrante da equipe de Coordenação da construção da Política Nacional de Educação Museal (PNEM); membro da Rede de Educadores de Museus e Centros Culturais do Rio de Janeiro desde 2006. É Pesquisador em Saúde Pública no Museu da Vida (Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz), no Serviço de Educação em Ciências e Saúde (SEDUCS). Tem experiência na área de Educação Museal, Formação de Educadores, Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular. Os temas de maior interesse e atuação são: Museu e Educação, Pesquisas de Público e Avaliação em Museus, Mediação em museus; relação trabalho e educação (educação de trabalhadores jovens e adultos, políticas públicas e desigualdades sociais); Didática e Pesquisas em Educação.
Madalena de Mello e Silva
Doutoranda e Mestre em Ensino de Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz – Instituto Oswaldo Cruz (IOC); especialista em microbiologia e parasitologia aplicadas pela Universidade Federal Fluminense. Graduada em Ciências Biológicas, licenciatura e bacharelado, pela Universidade de Barra Mansa (UBM). Atualmente leciona ciências físicas e biológicas pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda e pela Secretaria do Estado do Rio de Janeiro, Tem experiência na área de ensino, com ênfase em Educação em Saúde e desenvolvimento de estratégias didáticas e Ciência e Arte.
PROJETO AUDIOVISUAL
Maria Cristina Miranda da Silva
Professora de Artes Visuais do CAp-UFRJ, atua na Educação Básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio) e na Formação de Professores. Desenvolve e coordena o Projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão INVESTIGAÇÕES FOTOGRÁFICAS que se destina a organizar um campo de pesquisa e experimentação artística e educativa com professores da rede publica, estudantes de licenciatura e publico em geral sobre o fotográfico e o ensino da arte. Coordenou o projeto Meios de Comunicação Audiovisuais, Novas Tecnologias e Educação desenvolvendo a Oficina de Ensino de Fotografia, Cinema, Animação e Audiovisual, destinada a alunos do ensino médio no CAp-UFRJ. Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP 2006), Mestre em Comunicação e Cultura (ECO-UFRJ, 2001), Especialista em Comunicação e Imagem (PUC-RJ, 1999), Graduada em Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas (PUC-RJ, 1988). Desenvolve pesquisa sobre o Primeiro Cinema, Cinema, Cinema de Animação, Audiovisual, Fotografia, Arte e Educação. Atuou junto ao CINEDUC de 1988 a 1997. Membro participante do Projeto de Pesquisa e Extensão Cinema para Aprender e Desaprender ? CINEAD, do Laboratório do Imaginário Social e Educação (LISE) da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenado pela professora Adriana Fresquet. Atualmente ocupa o cargo de Direção Geral do Colégio de Aplicação da UFRJ.
Eduardo Vilela Thielen
Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2005). Atualmente é pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência nas áreas de História social da saúde e comunicação audiovisual, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde pública, história, comunicação, fotografia e vídeo.
Texto: Camille Dornelles, jornalista/ Fotos: : Marco Vinício