Comissão da Regional Nordeste I se reúne para avaliações em Pernambuco
A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente está na reta final das avaliações regionais. Das seis coordenações regionais (responsáveis pelas avaliações dos trabalhos), cinco já tiveram suas últimas reuniões. Hoje, 4 de outubro, a Regional Nordeste I, que avalia trabalhos de seis estados brasileiros, iniciou os encontros que irão escolher os trabalhos de destaque no campus da Fiocruz-Pernambuco. Serão três encontros, um para cada modalidade (produção audiovisual, projeto de ciências e produção de texto, respectivamente).
A comissão avaliadora das produções audiovisuais se reuniu hoje, das 8h às 12h, para analisar os trabalhos recebidos dessa modalidade, entre ensino fundamental e ensino médio. Nos próximos dias serão escolhidos os destaques das outras modalidades. Os avaliadores lembram que não é tarefa fácil e que, dada a qualidade que viram nos trabalhos, a escolha fica mais difícil ainda, mas que estão dando toda a atenção que os estudantes envolvidos merecem.
O resultado será divulgado através do site e redes sociais da Olimpíada após o término das avaliações.
A comissão avaliadora da Regional Nordeste I é composta por oito profissionais convidados: Silvia Bezerra dos Santos, do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães; Andre Gerard, da TV Viva; Francimar Macedo, professora da UFPE; Helder Neves de Albuquerque, professor da FACNORTE; Antônio Carlos Mendes, professor da EMPETUR; Elis Dionísio Silva, da Fiocruz-PE; Verônica de Almeida Silva, do jornal do Commercio e Rejane Maria Dantas Maia, pedagoga do Colégio Apoio.
Conheça mais sobre a atuação profissional de cada um:
PRODUÇÃO DE AUDIOVISUAL
Silvia Bezerra dos Santos
Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco (1981). Especialização em Comunicação e Saúde (2003). Mestrado em Saúde Pública (2007). Atualmente atua na Biblioteca do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de comunicação, com ênfase em comunicação e saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação e pesquisa em saúde, educação em saúde, saúde e mídia e comunicação pública da ciência. Participa do grupo de pesquisa "Comunicação e Saúde"(CNPq). Coordenadora regional da Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente (2004 a 2012). Atua também na área de comunicação midiática, tendo trabalhado por vários anos em rádio e televisão. Faz roteiro e produz documentários.
Andre Charles Jules Gerard
Graduado nível mestrado Realizador Multimídia, Université PARIS VII – Département Audio-visuel CCI (Cinéma, Communication) Produtor de vídeo da TV Viva (Diretor e Produtor de Vídeo)
PROJETO DE CIÊNCIAS
Francimar Martins Teixeira de Macedo
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1990), mestra em Psicologia (Psicologia Cognitiva) pela Universidade Federal de Pernambuco (1995), doutora em (2001) pela Graduate School Of Educacão – University Of Bristol- Inglaterra e com Pós-doutorado (2010) na mesma instituição Graduate School Of Educacão. Atuei como professora das séries iniciais, do ensino fundamental, particularmente em turmas de alfabetização (tanto de crianças, quanto de jovens e adultos e de indivíduos com necessidades especiais) em escolas particulares (de 1984 a 1988) e posteriormente na rede municipal de ensino da cidade de Recife (de 1988 a 1995), na condição de professora efetivada através de concurso público. Atuei também como Coordenadora pedagógica das séries iniciais de escola particular que adota a pedagogia Freinet (1990). Desde 1995 trabalho na Universidade Federal de Pernambuco, atualmente sou professora associada, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE- mestrado e doutorado-, onde Coordeno o Grupo de Pesquisa Educação em Ciências Naturais. Falo e escrevo inglês com fluência. Tenho experiência e formação na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências nas séries iniciais. Entre meus interesses de pesquisa destaco linguagem e ensino de ciências, desenvolvimento cognitivo e ensino de ciências, formação de conceitos científicos, estratégias e recursos didáticas para o ensino de ciências.
Helder Neves de Albuquerque
Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba; Especialização em Docência do Ensino Superior; Especialização em Gestão Hospitalar e Saúde; Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba; Doutorado Incompleto em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba; Doutor em Ciências da Educação pela UNIMARCOS. Professor da FACNORTE. Perito Ambiental da Justiça Federal da Paraíba. Conselheiro Suplente do Conselho Regional de Biologia da 5ª Região (CRBio-05). É o atual Diretor Presidente do Instituto Bioeducação. Atua na área de Educação. Educação Ambiental. Impactos Ambientais. Consultoria Ambiental. Manejo de Fauna e Flora. Desenvolvimento e Meio Ambiente.
Antônio Carlos da Silva Mendes
Possui graduação em Ciências Biológicas (modalidade Licenciatura). Mestrando do Curso de Saúde Humana e Meio Ambiente. Especialista em Modelos de Gestão Educacional. Desenvolve pesquisas e técnicas metodológicas para disseminação, implantação e implementação de cursos e programas voltados à pesquisa educacional. Atuou na Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco como Gerente de Projetos Especiais, coordenador do Programa de Políticas Públicas por meio do Programa Jovens pernambucanos, Membro da Comissão do Programa Professor Autor, Coordenador do Programa de Intercâmbio Ganhe o Mundo, Gerente de Articulação Municipal, Coordenador e promotor dos Programas Mais Cultura, Fortalecimento do Regime de Colaboração e Gestor do programa Transporte Escolar. Atuou na coordenação do Programa de Formação em Science Tecnologia engineering and Mathmatics (STEM) das Escolas Integrais do Estado de Pernambuco, Participou da Implantação do Sistema de Gerenciamento da Biblioteca do INFPC (instittuto Nacional de Formação e Profissionalização Continuada) e Formação de Professores de Língua Portuguesa em Timor Leste. Palestrante e Membro comissão Organizadora do Programa de Educação Científica e Feira Estadual de Ciências do Ceará. Membro do Fórum do Programa de Formação Continuada PARFOR, e da Comissão Estadual do Plano Estadual de Educação, Membro do Conselho Municipal de Educação UNDIME e AMUPE Pernambuco. Possui experiência na organização de Eventos Científicos e Planejamento, implementação e avaliação de programas técnicos e profissionais, supervisionando e coordenando trabalhos especializados em gestão de pessoas e recursos para o Governo do Estado de Pernambuco. Recebeu diversos prêmios e honrarias, nacionais e internacionais, pelos resultados de seus trabalhos e pesquisas científicas realizados.
Elis Dionísio Silva
Graduada em Ciências Biológicas (Bacharelado) pela Universidade de Pernambuco (UPE) em 2012 e iniciação científica pela Fundação Oswaldo Cruz – Pernambuco. Mestre em 2015 pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pelo Programa de Pós-Graduação de Biologia Aplicada à Saúde – Laboratório de Imunopatologia Keiso Asami (LIKA). Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Protozoologia Parasitária Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Diagnóstico, hiv/aids, coinfecção leishmania – hiv/aids e leishmanioses.
PRODUÇÃO DE TEXTO
Verônica de Almeida Silva
Jornalista responsável pela coluna Mais Saúde do Jornal do Commercio / Recife. Prêmio Nacional deJornalismo Saúde Plena: Vencedora na Categoria Website – com a reportagem “Expedições doenças sem fim”, Jornal do Commercio (PE);
Rejane Maria Dantas Maia
Pedagoga com habilitação em Supervisão Educacional e Administração Escolar pela UFPE. Aluna laureada do ano 1977. Mestra em Psicologia Cognitiva e Aprendizagem pela Universidade Autônoma de Madrid – UAM e pela FLACSO ( Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais)- Argentina. Dissertação defendida em 2007. Pós Graduada em Construtivismo e Educação pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais-FLACSO, em parceria com a Universidade Autônoma de Madrid-UAM. Autora de diversos artigos sobre temas educacionais publicados em Anais de Congressos Nacionais e Internacionais. Palestrante em Cursos, Seminários e Congressos realizados em diversas cidades brasileiras. Diretora Pedagógica do Colégio Apoio, em Recife. Diretora do Centro de Pesquisas e Ações Pedagógicas – CPAP, atuando como idealizadora, coordenadora ou palestrante em diversos cursos ou oficinas voltados para a Formação Continuada de Professores. Assessora Pedagógica atuando junto a professores de Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental nas redes pública e privada de ensino do estado de Pernambuco e de outros estados brasileiros. Integrante ativa do Projeto ZDP ( Zona de Desenvolvimento Profissional), coordenado pela Escola da Vila de São Paulo, um espaço de intercâmbio entre dirigentes de escolas construtivistas do Brasil, desde o ano de 2002.
Texto: Camille Dornelles, jornalista./ Foto: Ascom/ Fiocruz PE