Como organizar
Oficinas Pedagógicas

Desde 2013, nós da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) temos vivenciado uma experiência fundamental para nosso trabalho: as Oficinas Pedagógicas.

Este espaço tem se firmado para a equipe olímpica como lugar privilegiado para se pensar novos modelos educacionais em conjunto com professores de todo o país. É nosso compromisso estimular novas formas de se trabalhar questões sobre saúde e meio ambiente em sala de aula e, fundamentalmente, debater sua transversalidade no contexto escolar.

Por meio das Oficinas Pedagógicas, a Fiocruz, com apoio do CNPq, já capacitou mais de 5 mil professores da educação básica para desenvolverem projetos em suas escolas. A Olimpíada já realizou em todo o Brasil mais de 120 Oficinas.

OBJETIVO DAS
OFICINAS PEDAGÓGICAS

Estas atividades são voltadas à formação continuada de professores da educação básica brasileira. Queremos com elas promover abordagens dos problemas de saúde e ambiente que afetam as comunidades em cada ambiente escolar, com especial atenção às doenças conhecidas como negligenciadas.

Assim, a iniciativa pretende incentivar o desenvolvimento de trabalhos nas linguagens de audiovisual, produção textual e projeto científico dialogando sobre os múltiplos discursos e práticas pedagógicas de diferentes cotidianos escolares. Durante as Oficinas, apresentamos também recursos bibliográficos e de mídia para uso em sala de aula.

COMO AJUDAR
A ORGANIZAR
OFICINAS EM
MINHA REGIÃO?

Se você é professor, diretor, gestor público ou membro de algum grupo social organizado sem fins lucrativos, entre em contato conosco pelo e-mail olimpiada@fiocruz.br ou pelo telefone + 55 21 3882-9291 para planejarmos juntos Oficinas Pedagógicas na sua cidade ou região.

Importante: As Oficinas Pedagógicas precisam de parceiros públicos locais para acontecerem.

ÚLTIMAS OFICINAS