IMPRENSA

Congresso RedPOP reúne divulgadores científicos de vários países

Congresso RedPOP reúne divulgadores científicos de vários países

402 divulgadores da ciência de 21 países se reuniram na XIV Reunião da RedPOP(Rede de Popularização da Ciência e Tecnologia na América Latina e Caribe), que ocorreu de 25 a 29 de maio, em Medellín, na Colômbia (na foto, a abertura do evento, com o Concerto-Viagem Planetário). “Arte, ciência e tecnologia: novas formas de aprender”, foi o tema do congresso deste ano, que incluiu conferências, sessões paralelas e mesas de trabalho. Tendo como eixo central a divulgação científica, o evento discutiu e levantou reflexões nos âmbitos de políticas públicas, educação científica e a relação ciência-arte. A Olimpíada, que faz parte da RedPOP desde o ano passado (notícia AQUI), esteve entre os participantes do evento, juntamente com o Museu da Vida/Fiocruz.

Desenvolvendo estratégias para a divulgação da ciência

Durante o congresso, se mencionou, por exemplo, a importância de ter uma base de dados compartilhada sobre as experiências das instituições que integram a RedPOP, bem como a necessidade de incluir o público no desenvolvimento das estratégias dos centros e museus de ciência. O jornalismo científico também teve uma menção especial e os participantes pediram o reconhecimento de que os meios de comunicação têm a mesma capacidade de influência nos temas de ciência e tecnologia, que os tomadores de decisões em âmbito governamental. Durante o evento, también se pediu a criação de programas de pós-graduação para a divulgação e o jornalismo científico. Na mesa que discutiu este tema, se debateu a necessidade de instruir adequadamente os profissionais da comunicação e os interessados na divulgação da ciência para otimizar o trabalho.

Na reunião da RedPOP 2015, o Prêmio Latino-Americano à Popularização da Ciência e da Tecnologia, foi concedido ao biólogo argentino Diego Golombek e ao físico colombiano Noboru Takeuchi, na categoria especialista. O Parque Explorade Medellín (Colômbia) foi premiado na categoria de centros e programas. O próximo congresso da RedPOP será em 2017, na Universidade de La Punta, em San Luís, Argentina.

plugins premium WordPress