Destaque Regional da 10ª Obsma participa do 4º Encontro do Fórum de Cinema e Educação
No dia 20 de maio, a professora Rosecleide de Medeiros representou o Colégio Brasileiro Pedro Silvestre, no 4º encontro do Fórum de Cinema e Educação, organizado no Rio de Janeiro. O trabalho coordenado pela Rosecleide foi realizado pelos alunos do 6º e 7º ano do ensino Fundamental, na modalidade Produção Audiovisual, e foi premiada na 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) da Fiocruz.
O Encontro, que foi realizado online, teve a participação de educadores formais e informais, adultos, e jovens, que pensam e trabalham com o audiovisual em uma perspectiva educativa, para baterem um papo sobre “Produção juvenil em escolas, ongs e coletivos durante a pandemia”.
Rosecleide contou que a ideia do projeto surgiu quando ela percebeu que todos queriam ouvir os professores, trocar, pensar estratégias, mas que os alunos não estavam sendo ouvidos neste momento tão difícil que é a Pandemia de Covid-19. Ela orientou, então, o projeto com quatro dos seus alunos, que deram depoimentos sobre suas impressões da pandemia. Ela mesma filmou e editou em um aplicativo. Tudo de forma muito espontânea e informal. Rosecleide agradeceu a Obsma e a Fiocruz pela oportunidade de divulgar este trabalho tão importante.
Cristina Araripe, coordenadora nacional da Obsma, também falou sobre a experiência de realizar a Olimpíada, que tem a modalidade de Produção Audiovisual em sua premiação. A tecnologia, que já se transformou tanto nesses 20 anos de projeto, vem ajudando muito a colocar em prática o processo criativo dos professores e alunos e a diminuir as fronteiras. “A gente pode ver os trabalhos que estão sendo desenvolvidos em todo Brasil. Nós aprendemos mais do que ensinamos! É muito gratificante”, contou Cristina.
O Fórum acontece mensalmente e é uma iniciativa que busca o diálogo constante sobre a necessidade de uma “educação do olhar”. Mais que um recurso didático ou objeto de análise crítica, sugere que o audiovisual seja oportunidade para trabalhar com novos conteúdos transversais, tomando a linguagem do audiovisual como metodologia pedagógica, a partir de oficinas para mobilizar e inspirar os professores, criação de cineclubes, projetos de produção de vídeos, realização de mostras etc. Quem quiser conhecer melhor o trabalho, siga @forum.cinema.educacao no Instagram.
Você pode assistir o projeto “O Impacto da pandemia na vida do estudante”, de Rosecleide e seus alunos, em https://fb.watch/5DEg2chHzT/