Reunimos as principais dúvidas enviadas para nossa coordenação para facilitar a comunicação com professores que inscrevem seus trabalhos na Olimpíada.
Dúvidas
Frequentes
Se sua dúvida não está aqui, nos envie pelo email olimpiada@fiocruz.br
Tire suas dúvidas
Quero participar, mas não sei como fazer...
Não é preciso se desesperar! Neste espaço você encontrará algumas dúvidas que outras pessoas já tiveram ao se inscrever na Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente. Elas podem servir para responder a sua dúvida.
O que acontece após o processo de inscrição?
O seu trabalho será avaliado por nossa coordenação pedagógica, para que seja verificada a coerência com a temática desta olimpíada. Se atender ao que é descrito no Regulamento, será validado e encaminhado à comissão de avaliação.
Meu CPF aparece como inválido, o que devo fazer?
Quando ocorrer qualquer problema com o sistema de cadastro, envie um e-mail para a Coordenação Nacional (olimpiada@fiocruz.br) com os seus dados, detalhando o máximo possível o ocorrido, ou entre em contato pelo telefone (21) 2560-8259.
Como o meu trabalho vai ser avaliado?
Os trabalhos são avaliados, primeiramente, por comissões regionais que indicam os destaques em cada Regional da Obsma, por categoria e modalidade. Todos os trabalhos que se destacam nas seis regionais participam da avaliação nacional.
Depois que inscrevi o trabalho no site, eu posso mudar as informações sempre que quiser?
Não. A alteração dos dados cadastrais do trabalho só poderá acontecer enquanto o projeto não receber a validação. Portanto, é fundamental ter todos os dados sobre a inscrição organizados e bem pensados para a execução.
O professor que trabalha em mais de uma escola pode participar mais de uma vez com trabalhos diferentes?
Sim.
Posso acompanhar on-line as etapas que meu trabalho percorre?
A qualquer momento, o professor responsável pode consultar o andamento de sua inscrição através do site. Basta clicar em Cadastro e fazer o login para saber se o seu trabalho chegou ou se já foi avaliado.
Mudei de endereço, como devo proceder?
Faça o login, ou seja, coloque seu CPF e senha no sistema de cadastro, e vá em Alterar dados para alterar seu endereço.
Por que eu, aluno, não posso inscrever meu trabalho?
A participação do aluno é fundamental! A irreverência e a criatividade, próprias da juventude, são a força motriz do trabalho pedagógico. Sem isso, seria difícil acreditar em um futuro melhor para as próximas gerações. No entanto, o professor é o responsável pelo trabalho na escola e cabe a ele, como coordenador da atividade, inscrever o trabalho.
Quantos trabalhos o professor pode inscrever na Olimpíada?
Não há limites de número de trabalhos inscritos, cada professor pode inscrever nas diferentes categorias e modalidades quantos trabalhos desejar.
Qual é a premiação?
O professor e um aluno dos trabalhos destacados na fase regional são premiados com medalhas e placas, participam dos eventos culturais programados e da cerimônia de premiação nacional na cidade do Rio de Janeiro. Na cerimônia de premiação nacional, são anunciados os destaques nacionais e os escolhidos recebem uma homenagem da Olimpíada.
Quais são os temas mais abordados nos trabalhos enviados?
Temas relacionados ao meio ambiente, como reciclagem, poluição, sustentabilidade e aquecimento global são alguns dos mais abordados pelos trabalhos enviados à Olimpíada. Muitos professores também mobilizam seus alunos para realizarem projetos sobre prevenção de doenças, preservação dos ecossistemas e interação do cidadão com a natureza.
Posso inscrever um trabalho realizado por alunos do 3º ano do Ensino Médio, sendo que a premiação da Olimpíada acontece ano que vem, quando eles já estarão formados?
Sim!