Evento online celebra premiação da Regional Nordeste I da Obsma/Fiocruz
Em clima de muita descontração e alegria, aconteceu na sexta-feira (21/10) a cerimônia de premiação da Regional Nordeste I da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma/Fiocruz). Realizada no formato online, com transmissão pelo Youtube da Fiocruz Pernambuco, reuniu representantes da Fiocruz, estudantes, professores(as) e coordenadores(as) de escolas situadas na Regional (Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão, Piauí e Paraíba).
O mestre de cerimônia Toinho Mendes – poeta, repentista e professor da Obsma – deu o tom nordestino e bem-humorado ao evento. Após a saudação inicial, feita por meio de cantos e rimas, a programação foi iniciada com o lançamento do vídeo “Porque escolhi ser cientista”, da jornalista e servidora da Fiocruz PE Silvia Santos.
Trata-se de uma montagem (ou um “big trailer”- conforme denominado pela coordenadora nacional da Obsma, Cristina Araripe) com recortes de cinco documentários produzidos com pesquisadores experientes da instituição: Alexandre Bezerra de Carvalho, Alzira Almeida, André Furtado, Eduardo Freese e Eridan Coutinho. “Todos com uma trajetória de muito suor, de muito trabalho e sobretudo de muita paixão pela ciência”, destacou Silvia.
Cada um deles deu seu depoimento, em entrevistas realizadas em 2017, sobre a escolha da profissão na área das Ciências Biológicas e da Saúde e a opção por seguir a carreira de pesquisador científico, além de incentivar os jovens que desejam seguir o mesmo caminho. “A série de documentários será disponibilizada em breve no Youtube da Fiocruz PE”, declarou a jornalista após a exibição do vídeo.
Antes do anúncio dos trabalhos destacados, a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) da Fiocruz, Cristiani Machado, falou da emoção que sente todos os anos ao assistir os trabalhos e ver a criatividade dos alunos. Ela lembrou também da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), na qual o evento da Obsma esteve inserido, como um momento de compartilhar com as escolas e a comunidade “o que a gente faz e o que a gente pensa sobre a ciência.”
Cristina Araripe, a secretária de Educação de Paudalho (PE) Paula Frassinette Marinho, os vice-diretores da Fiocruz PE, Manoel Lima Junior (Pesquisa) e Idê Gurgel (Ensino), e a coordenadora da Regional Nordeste I da Obsma, Zulma Medeiros, também participaram da cerimônia, assim como profissionais das unidades da Fundação em Pernambuco, Ceará e Piauí.
Confira os trabalhos que disputarão a Etapa Nacional, no Rio de Janeiro. Os seis finalistas (destaques) das categorias Produção de Textos, Produção Audiovisual e Projeto de Ciências participarão da cerimônia de premiação que ocorrerá no dia 8 de dezembro.
Produção de texto:
Ensino Fundamental
Título: “Eco-Tirinhas”
Professora: Jéssica Braz
Diretor da escola: Lucas Edipo
Escola: Sinhô Bandeira (localizada em Paudalho, Pernambuco.)
Ensino Médio
Título: “Um cordel desencantado”
Professor: Renato Cesar Araújo da Silva
Escola: Escola Técnica Estadual Advogado Gil Rodrigues (localizada em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco)
Projeto de Ciências:
Ensino Fundamental
Título: “Saberes do povo do Povoado KM 1700 em Imperatriz/MA: Consciência ambiental e medicina alternativa”
Professora: Giselia Alves dos Santos
Escola: Escola Municipal Afonso Pena (localizada em Imperatriz, Maranhão)
Ensino Médio
Título: “Plásticos: por que substituí-los?”
Professora: Ana Cristina Torres Moura
Escola: Centro de Ensino Isaac Martins (localizada em Tuntum, Maranhão)
Audiovisual:
Ensino Fundamental
Título: “O mundo (in)visível dos microplásticos”
Professor: Thiago Breno De Medeiros Carmo
Escola: Colégio São José (localizada em Abreu e Lima, Pernambuco)
Ensino Médio
Título: “Urânio da Jazida de Itataia, sobre a necessidade de analisar benefícios e malefícios”
Professor: Antonio Lucas Leitão Muniz
Escola: Colégio Paulo Freire (localizado em Santa Quitéria, Ceará)
No encontro foram anunciados também os trabalhos que receberam menções honrosas. Confira a íntegra da cerimônia, disponível no Youtube da Fiocruz Pernambuco.