Fiocruz recebe prêmio José Reis e Olimpíada faz diversas atividades na SBPC 2015
De 12 a 18 de julho, a 67a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, realizada em São Carlos (SP), reuniu milhares de pessoas interessadas em ciência e tecnologia. Neste ano, a SBPC teve um significado especial para a Fiocruz: durante o evento, a instituição recebeu o Prêmio José Reis de Divulgação Centífica, concedido anualmente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq (matéria sobre o anúncio do prêmio AQUI). Entre os destaques da participação da Fiocruz na SBPC, esteve a palestra de Nísia Lima, Vice-Presidente de Ensino, Comunicação e Informação da Fiocruz, que fez um apanhado da divulgação científica no país, contextualizando algumas ações em seus respectivos momentos históricos. Ela reconheceu a importância do prêmio, citando algumas iniciativas da instituição, entre elas a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente – Obsma, e disse que é extremamente importante ter o reconhecimento do CNPq na área de divulgação científica.
Nísia falou exclusivamente ao site da Olimpíada: “O prêmio é o reconhecimento de uma atuação histórica em várias áreas e em diversas unidades, com a promoção de ações educacionais não apenas relacionadas à educação formal. O que se faz de divulgação científica na Fiocruz está previsto na missão institucional e isso também é parte de um movimento nacional dos que acreditam no papel da educação e em políticas de inclusão social, para que se tenha a ciência como uma cultura de toda a sociedade, não como algo isolado ou relacionado apenas à pesquisa de ponta, mas para que haja, de fato, um canal de diálogo e integração com a comunidade. O reconhecimento do prêmio nos chama atenção para os desafios e também para a necessidade de nós aprofundarmos essas ações”.
Olimpíada oferece oficinas pedagógicas na SBPC
Pelo terceiro ano consecutivo, a Olimpíada oferece as oficinas pedagógicas ao público da SBPC. Três turmas, com integrantes de todo o país, puderam conhecer melhor os objetivos da Obsma e entender algumas maneiras de promover o diálogo entre os temas saúde e meio ambiente em sala de aula. As oficinas de Produção de Texto, Projeto de Ciências e Produção Audivisual foram oferecidas de 13 a 17 de julho e contaram com a participação da equipe da coordenação nacional da Olimpíada e também de profissionais convidados.
Expo T&C e SBPC Jovem também tiveram ações da Olimpíada
Outros dois espaços da SBPC receberam material de divulgação da Obsma. Na Expo T&C a Olimpíada esteve integrada às ações de divulgação no estande da Fiocruz e na Expo Jovem, a equipe olímpica dividiu espaço com as iniciativas do Museu da Vida.