No dia 05 de junho, foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente na Fiocruz. Um evento online foi realizado pelas vice-presidências de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) e de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e transmitido em tempo real no Facebook da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma).
O convidado especial foi o pesquisador da Fiocruz e Relator Especial do Direito Humano à Água e ao Esgotamento Sanitário da Organização das Nações Unidas (ONU), Léo Heller, que abordou o tema “Saneamento e Coronavírus” A iniciativa, contou com a presença da presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Nísia Trindade Lima, frisando a importância deste tema no cenário atual.
“A questão do acesso ao saneamento, ao direito, deve ser demarcada nesse momento em que nos deparamos com essa pandemia no país, extremamente desigual, é crucial. Hoje a questão ambiental ultrapassa qualquer fronteira disciplinar, do campo biomédico ao campo das ciências sociais e humanidade, sabemos que não é possível discutir nenhum tema hoje que não passe pela questão ambiental”, reforçou Nisia.
O evento foi aberto ao público externo e chegou a ser transmitido simultaneamente para mais de 140 pessoas na página do Facebook da Obsma. Além dos pesquisadores e demais profissionais da Fiocruz, diversos professores e alunos da Educação Básica também marcaram presença. Além da palestra, o pesquisador Léo Heller também abriu espaço para interações, tirando dúvidas e respondendo às perguntas enviadas pelo público que acompanhou a atividade.
Segundo o Coordenador de Ambiente da VPAAPS, Guilherme Franco Netto, a pandemia do coronavírus traz a saúde pública enquanto um elemento estruturante, central para humanidade. “A Fiocruz tem tido um papel extretamente central no enfrentamento da pandemia, não somente no Brasil, por tudo o que está fazendo, mas mais do que isso, tendo um papel muito relevante na Organização Mundial da Saúde, quando participa do mecanismo de apoio a tomada de decisão sobre os rumos que a saude pública vem tomando em relação ao coronavirus”, afirma Franco Netto.
Para a Obsma, essa live foi uma oportunidade para alunos e professores da Educação Básica refletirem sobre a relevância desses temas, ficando à disposição de todos para dar continuidade a esse debate de diferentes formas. A Coordenadora Nacional da Obsma, Cristina Araripe, também aproveitou o momento para dar um recado especial. “A partir do final desse mês, dia 25, passaremos a realizar oficinas pedagógicas online. Nós organizávamos há pouco tempo as oficinas presenciais, como prevê o nosso projeto vinculado ao CNPQ, mas diante da questão sobre o distanciamento social, nós vamos passar, a partir desse mês, a fazer as oficinas online, com inscrições e certificados para todos” ressalta Cristina Araripe.
Os professores que participaram do evento e solicitarem pelo e-mail da Olimpíada, receberão certificados de participação. .
A cobertura completa da live ficará disponível no site da Olimpíada, bem como em sua página no Facebook. Confira: https://bit.ly/2AvfYP8