Manaus ganha mais cinco Escolas Olímpicas
As escolas que se interessam em participar da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) podem ganhar um painel da artista plástica na arte do grafite, Deborah Lemos, e o título de Escola Olímpica. Ela transforma os muros e paredes em uma verdadeira comemoração em prol da saúde e do meio ambiente e mostra como aquela escola se importa com esses assuntos. As unidades que recebem essa repaginação ganham o título de Escola Olímpica. É uma forma de valorizar o comprometimento de professores, gestores e alunos com as questões ambientais e de saúde.
Em um mês, a cidade de Manaus ganhou mais cinco. A primeira delas foi transformada dia 22 de junho, a Escola Municipal Helena Augusta Walcott, na Zona Leste de Manaus. A visita foi possível graças à professora de história, Rozane Mesquita, que tomou conhecimento da campanha Escola Olímpica através do Facebook da Obsma e resolveu pedir um painel. Pela própria rede social ela falou do seu interesse e pediu informações sobre como promover o evento.
“Nós entramos em contato para explicar a proposta e ela abraçou a ideia na mesma hora! Fomos então até a escola e a equipe de gestão se interessou muito pelo projeto e marcou a data na mesma reunião”, conta Deborah Lemos.
Alunos e professores ficaram tão curiosos com a criação do painel que, durante a aplicação do grafite, as turmas de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental fizeram um revezamento para ir até o local onde estavam pintando. “Pude dialogar com eles nestes momentos, falando um pouco sobre os temas: projetos na área de Saúde e Meio Ambiente, a OBSMA, grafite e arte política”, revela Deborah.
A segunda Escola Olímpica de Manaus fica na Zona Sul da cidade, a Escola Municipal Vicente de Paula. A instituição já havia ganhado um painel no dia 16 de junho, que atraiu muitos olhares de fora, mas faltava algo que atraísse mais a atenção dos alunos para a competição. A gestora Maria Santana gostou tanto do resultado que no dia 29 de junho pediu um novo painel para sua escola. O processo de pintura durou duas horas e ocorreu em um dia de recesso escolar. Quando os alunos voltaram às aulas, tiveram uma surpresa!
Além dessas, também ganharam paineis da 8ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente a Escola Estadual Senador Manuel Severiano Nunes, no bairro Alvorada II, a Escola Estadual Professora Alice Salerno Gomes de Lima, no bairro Parque 10, e a Escola Estadual Maria da Luz Calderaro, no bairro da Redenção.
Intervenções artísticas urbanas podem se relacionar com outros projetos de intervenção na sociedade de forma positiva, que visem o bem estar social nas áreas de Saúde e Meio Ambiente, por exemplo. Durante a visita da equipe de artistas da Obsma, os alunos foram convidados a pensar, em conjunto com os professores e escola, a elaboração desses projetos.
Você pode contemplar o trabalho dos paineis nas fotos da galeria. Para que sua escolar também se transforme em uma Escola Olímpica, escreva para a nossa equipe através do olimpiada@fiocruz.br.
E não se esqueça: faltam poucos dias para o encerramento das inscrições. Elas acabam dia 29 de julho!