A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) possui um polo de guarda, produção e disseminação de materiais audiovisuais em saúde: a VideoSaúde Distribuidora. O acervo é composto por mais de 9 mil títulos e é disponibilizado gratuitamente para consulta e aquisição, por escolas, estudantes, organizações não governamentais, entidades privadas e o público em geral.
A VideoSaúde Distribuidora tem como principal objetivo compartilhar conhecimento em saúde, por meio do audiovisual. Ela é coordenada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), no qual realiza a pesquisa, captação, catalogação, produção, fomento e distribuição de produtos audiovisuais, visando contribuir para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e, consequentemente, a melhoria das condições de vida dos brasileiros.
O acervo pode ser consultado através do Banco de Recursos Audiovisuais em Saúde (Bravs), diretamente no catálogo de vídeos da distribuidora e nas videotecas da Biblioteca de Manguinhos, na Biblioteca da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp) e na Biblioteca do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães – localizada na Fiocruz Pernambuco.
Além de ser responsável pelo grande acervo da VideoSaúde Distribuidora, o Icict/Fiocruz possui desde 1999 o programa VideoSaúde, no qual apresenta informações sobre as produções audiovisuais e entrevistas com profissionais da saúde, pesquisadores da Fiocruz e especialistas em saúde. O programa teve início em parceria com o Canal Universitário do Rio de Janeiro, mas hoje já se estende para mais seis emissoras: Canal Saúde, NBR, Canal Minas Saúde, TV Floripa, TV Feevale e TV UFPR. Todas elas possuem transmissão pela internet e televisão.
Saiba mais sobre a VideoSaúde Distribuidora em seu canal do Youtube e nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter. Acesse e conheça os títulos disponiblizados.