Obsma debate Biotecnologia com educadores de Tauá – CE
Regional Nordeste I e Fiocruz Ceará reuniram mais de 40 professores(as) e coordenadores(as) da Crede 15
A Regional Nordeste I da Obsma/Fiocruz realizou, nos dias 29 e 30 de agosto, a oficina pedagógica “A biotecnologia no âmbito escolar”, no município de Tauá (CE). O evento contou com apoio da Secretaria de Educação do Ceará e foi realizado no Auditório da EEEP Monsenhor Odorico de Andrade, no bairro José Ózimo.
A oficina reuniu mais de de 40 professores(as) e coordenadores(as) dos municípios que compõem a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 15): Aiuaba, Arneiroz, Parambu, Quiterianópolis e Tauá, dirigida pela professora Jeane de Noronha. Para Jeane, a oficina é um momento único e importante para a transformação da prática pedagógica nas escolas:
“Tivemos a honra de receber a oficina da Obsma na nossa escola. Este ato tem um valor muito grande para nós porque temos a oportunidade de vivenciar na prática conceitos, metodologias, realizar reflexões com nossos professores, professoras, coordenadores(as) escolares, técnicos e técnicas das secretarias municipais de educação. Estamos de braços abertos para novas oficinas de Saúde e Meio Ambiente”, enfatizou Jeane.
Em dois dias de evento, a oficina debateu diversos aspectos da biotecnologia no cotidiano e forneceu possibilidades de aplicação prática no ambiente escolar. O primeiro dia de reunião presencial contou com apresentações da Secretaria de Educação do Ceará (Crede 15), do biólogo, pesquisador em saúde pública e coordenador de pesquisa Fiocruz Ceará, João Hermínio Martins da Silva, e de Cristina Araripe, coordenadora Nacional Obsma/Fiocruz, coordenadora de Divulgação Científica e do programa Fiocruz Mulheres e Meninas na Ciência. Cristina incentivou projetos de ciências nas escolas e debateu temas transversais.
O segundo dia de programação foi transmitido pelo aplicativo Zoom e começou com uma oficina de produção textual relacionada ao conceito ampliado de saúde, oferecida por Renata Fontoura, jornalista e coordenadora de comunicação Obsma/Fiocruz Paraná. Renata reiterou a importância dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).
O encontro também foi organizado e mediado pela coordenadora da Regional Nordeste I, Zulma Medeiros, e o coordenador adjunto, Luis Fernando Pessoa. Durante o encontro remoto, Zulma realizou um tour virtual pelo site oficial da Olimpíada, com destaque para a Midiateca e trabalhos premiados.
A jornalista também compartilhou experiências com professores e alunos, destacou a importância das fontes para pesquisa para aprofundamento das produções textuais e ofereceu ferramentas de educação científica e checagem contra fake news. Aproveite para salvar as dicas:
Agência de Notícias Fiocruz
EducaMídia – Programa de Educação Midiática
Estadão na Escola
https://educacao.estadao.com.br/blogs/estadao-na-escola/
Guia de Fact-Checking
Oficina de Leitura Crítica de Notícias
https://educamidia.org.br/recurso/oficina-de-leitura-critica-de-noticias-da-bbc-news-brasilO evento foi finalizado com uma oficina prática de audiovisual, ministrada pelo designer gráfico da Fiocruz Brasília, Daniel Ledra, que acompanhou a turma em uma imersão que tratou da concepção à finalização de um projeto audiovisual. Planos de filmagem, roteiro, edição, entrevistas e documentários foram algumas das pautas da transmissão.