Obsma e Fiocruz Mata Atlântica promovem trilha guiada para alunos(as) e professores(as)
No dia 18 de outubro de 2022, a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma/Fiocruz) vai realizar o encontro presencial “Alunos em ação”: Trilha interpretativa – Mata Atlântica, no campus da Fiocruz Mata Atlântica, em Jacarepaguá, zona Oeste do Rio de Janeiro. A atividade integra o calendário da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Com o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e Inovação no Brasil”, a SNCT acontece em todas unidades e escritórios da Fiocruz, em diferentes estados e cidades do Brasil.
A oficina presencial destina-se a alunos(as) e professores(as) do Ensino Médio do Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht, localizado no bairro da Taquara, também na zona Oeste. Participantes irão percorrer uma trilha interpretativa guiada pela equipe da Fiocruz Mata Atlântica, dentro do campus da instituição. Durante o percurso de 1,5km, serão apresentados espécimes da flora e fauna da Estação Biológica, além de um debate acerca dos temas preservação, biodiversidade e saúde, com foco nas atividades desenvolvidas pelo espaço.
Durante o encontro, o grupo também vai participar de uma visita guiada pelo território ao entorno do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, na Taquara. Dentre as construções mais conhecidas, estão o Aqueduto, a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, a Fazenda Engenho Novo da Taquara, o Chafariz e a primeira sede administrativa da Colônia Juliano Moreira, fundada em 1924.
O Circuito Cultural Colônia inclui o Centro Histórico Rodrigues Caldas, remanescente das terras de engenho do século XVII, as dependências do Núcleo Ulisses Vianna, onde Bispo do Rosário viveu, ocupando um conjunto de celas que serviu como seu atelier e ao Polo Experimental de Convivência Educação e Cultura. O museu é responsável pela preservação, conservação e difusão da obra de Arthur Bispo
do Rosario – um dos expoentes da arte contemporânea, de reconhecimento nacional e internacional. Bispo também é um ícone da luta antimanicomial e da reforma psiquiátrica no Brasil.
O objetivo desta edição é estreitar os laços entre estudantes, natureza e o conceito de Saúde Única, explica uma das coordenadoras da Regional Sudeste da Obsma, Ângela Junqueira. Ângela fará uma apresentação da Olimpíada, com exibição de vídeos, e das modalidades de participação na Obsma. Despertar o interesse pela arte e preservação dos espaços históricos também faz parte da iniciativa.
A trilha interpretativa é uma das ferramentas de educação ambiental que ajuda a promover a percepção de estudantes e
docentes, a fim de despertar o interesse pela preservação de um espaço, por meio de acesso e contato com espécies. As servidoras Elainem Imenes e Lúcia Santana são as responsáveis pela Tilha Interpretativa Fiocruz Mata Atlântica.
Serviço:
Alunos em Ação: Trilha interpretativa – Mata Atlântica
Data: 18 de outubro
Horário: 08 às 15h30
Local: Fiocruz Mata Atlântica – Av. Sampaio Corrêa, s/n, Pavilhão Olympio da Fonseca Jacarepaguá I Rio de Janeiro
Programação:
7h30: Saída do Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht
8h – 8h30: Abertura com apresentação Fiocruz Mata Atlântica
8h30 – 9h: Apresentação Obsma: vídeos sobre a Olimpíada e Doenças Negligenciadas
9h – 09h20: Lanche
9h20 – 11h30: Trilha interpretativa Fiocruz Mata Atlântica
11h30 – 12h: Conversa com alunos(as)
12h30-13h30: Almoço no restaurante Bistrô do Bispo
13h30 – 15h30: Visita mediada pelo Circuito
Histórico do Museu Bispo do Rosário
15h30 – 16h30: Retorno ao Colégio