Nesta segunda-feira (22/7), a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma), projeto promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), dá início a dois minicursos que vão ocorrer durante a 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
As atividades buscam estimular o diálogo entre pesquisadores da Fiocruz e professores da educação básica tratando sobre novos recursos para o trabalho pedagógico, especialmente com temas em saúde e meio ambiente.
O minicurso “Saúde e Meio Ambiente nas Salas de Aulas Multimídias” traz os palestrantes Cristina Araripe Ferreira (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz) e Wagner Nagib (ICC – Fiocruz Paraná) (linkar), coordenadora nacional e produtor multimídia da Olimpíada. O destaque do minicurso é para novas tecnologias digitais e seu papel estratégico no processo de ensino-aprendizagem em ciências.
Já nas atividades propostas pelo minicurso “Saúde, Meio Ambiente e Objetivos Do Desenvolvimento Sustentável (ODS): Novas Linguagens e Novos Recursos”, Renata Fontoura (ICC – Fiocruz Paraná), coordenadora de comunicação da Obsma, e o pesquisador convidado Carlos Saldanha Machado (Icict/Fiocruz) discutem o ensino de ciências e as novas linguagens e tecnologias na educação a partir dos 17 ODS das Nações Unidas.Os minicursos acontecem de 22 a 25 de julho na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. Em 2019, a temática central do evento é “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social”.
Para saber mais sobre a 71ª Reunião Anual da SBPC, acesse o site da organização em http://portal.sbpcnet.org.br. Área de anexos