Na última terça-feira (20), a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz (Obsma) esteve presente na 17ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Por meio da roda de conversa “Educação, Saúde e Meio Ambiente: Questões Urgentes na Pandemia” professores e um dos alunos, cujos trabalhos foram selecionados como destaques nas edições anteriores, foram convidados para falar sobre seus projetos educacionais em saúde e meio ambiente.
Durante o encontro virtual, os professores Luccas Zilling, Thais Sanches, Viviane Briekowiec e o aluno Robert Bergamini, tiveram a oportunidade de contar sobre suas experiências na Olimpíada, desde o desenvolvimento dos trabalhos até o momento da premiação. Os participantes também discutiram a respeito desse momento desafiador para a educação (devido à pandemia da Covid-19) e os educadores contaram como estão fazendo para se reinventar dia após dia neste novo cenário.
O evento foi mediado pela Coordenadora Nacional da Obsma, Cristina Araripe, e teve como anfitriã a Bióloga e Assistente de Gestão da Regional Minas/Sul da Obsma, Stephanie Cabral. Na ocasião, Cristina reforçou aos professores o convite para participarem da 10ª edição da Obsma e do Prêmio Especial Menina hoje, Cientista Amanhã. “A ideia da nossa Olimpíada é que os professores procurem integrar essa discussão ligada ao tema da promoção da saúde e da qualidade de vida, aos temas relacionados à área de educação ambiental” comenta.
Perdeu a roda de conversa? Então acesse o canal do Youtube da Fiocruz e assista ao encontro na íntegra.
Por Samantha Mahara Martynowicz