Obsma promove Oficinas na Bahia e comemora cinco anos do Ciência na Escola
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Cerca de 200 professores da rede estadual de ensino participaram de uma oficina promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que buscou preparar os educadores para a participação na Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente. A formação, realizada no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, integrou as atividades em comemoração aos cinco anos do programa Ciência na Escola.
“Contamos com oficineiros da Fiocruz do Rio de Janeiro e da Bahia que trabalharam com os nossos professores e passaram orientações de como participar da Olimpíada. A fundação é parceira do Ciência na Escola desde 2012 e já alcançamos bons resultados, com estudantes sendo premiados nestas olimpíadas. Este é mais um movimento que o programa lança na rede estadual”, disse Shirley Costa, coordenadora do Ciência na Escola.
Os professores foram capacitados pelos oficineiros para orientar os estudantes quanto à melhor forma de construir e submeter projetos à Olimpíada. “Eu consigo identificar uma semelhança muito intensa entre o Ciência na Escola e a Olimpíada. O programa trata dos assuntos que estão ligados à saúde e o meio ambiente desenvolvendo projetos e acredito que, por conta desta identificação, o professor que atua no Ciência na Escola tem condições de fazer a sua inscrição para a Olimpíada com muito mais facilidade”, afirmou Inez Sodré, coordenadora pedagógica da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente.
“Essa oficina pedagógica amplia o nosso campo de atuação e nos traz as ferramentas necessárias para que a gente possa trabalhar com os estudantes. É uma oportunidade única”, celebrou a professora Gildete Brito, do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão de Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito.
A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente foi criada em 2001 para promover a melhoria das condições de vida e saúde da população brasileira, além de estimular professores e estudantes de escolas públicas e privadas a refletirem sobre a temática, desenvolvendo projetos de forma crítica e criativa.