Obsma realiza atividades de divulgação científica em seis estados do País durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2024
A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma), da Fiocruz, marcará presença na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI). As seis coordenações regionais olímpicas realizarão divulgação científica em diversas localidades do País, com apoio da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) e da Coordenação Nacional de Divulgação Científica, da Fiocruz. O objetivo é promover a discussão acerca de temas ligados à saúde, meio ambiente, biomas brasileiros, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 entre outros, por meio de atividades como rodas de conversa, palestras, exposições, jogos, atividades lúdicas e contação de histórias.
No Campus Manguinhos, no Rio de Janeiro, a Coordenação Nacional da Obsma promoverá a discussão acerca dos temas propostos por meio de jogos e atividades lúdicas, que acontecerão nos dias 17 e 18/10, pela manhã e à tarde. Já a Regional Sul realizará uma extensa programação de atividades, iniciando dia 7/10 e indo até 14/11, começando pela cidade de Maringá (PR), no evento Paraná Faz Ciência, e passando depois por diversas localidades da capital , Curitiba; além da participação on line da Regional no Workshop sobre o Direito Autoral nas Tecnologias Sociais, discutindo a proteção das ideias, registros e patentes, dias 17 e 18/10. A Coordenação apresentará jogos, atividades lúdicas, oficina, contação de história e coletânea de vídeos que abordam a importância dos polinizadores na formação dos biomas e preservação do meio-ambiente – com destaque para as borboletas, abelhas e joaninhas.
A Regional Minas-Sul realizará atividades no dia 17/10, pela manhã e à tarde, no Centro de Referência da Juventude (CRJ), em Belo Horizonte (MG), com Alunos em Ação. Serão realizados jogos e produções criativas, nos quais os participantes terão a oportunidade de explorar a biodiversidade, a importância ecológica e os desafios ambientais dos biomas mineiros, por meio de ferramentas presentes no local. O objetivo é promover a conscientização e o engajamento na preservação do meio ambiente, incentivando uma compreensão mais profunda das riquezas naturais e das ameaças enfrentadas pelos ecossistemas locais.
A Regional Norte vai abordar a temática da coleta seletiva e os ODS de forma lúdica com alunos de escolas da rede pública que visitarão o Espaço da Cidadania Ambiental (ECAM) do Manauara Shopping, em Manaus, nos dias 17 e 18/10, e também no município de Presidente Figueiredo, na Região Metropolitana de Manaus. A Regional Nordeste I percorrerá praças e escolas em cinco municípios da Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata pernambucana, com a realização da atividade Alunos em Ação, visando discutir com os estudantes temas de saúde, meio ambiente, ciência e sustentabilidade de forma dinâmica e interativa. Já a Regional Nordeste II levará a Alunos em Ação para escolas de Salvador, com o tema “A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, com o objetivo de apresentar a Olimpíada e estimular o interesse das crianças e adolescentes pelo conhecimento científico.
HORTA NA ESCOLA
Levar oportunidades de aprendizagem sobre as práticas de plantio de hortas é o objetivo da Regional Sudeste da Obsma que promoverá, nos dias 22 e 24/10, durante a SNCT 2024, a atividade de criação de uma horta no Centro Integrado de Educação Pública (CIEP-397), no município de São João do Meriti, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O objetivo é estimular os próprios alunos ao plantio e ao cuidado das hortas que poderão abastecer a cozinha da unidade de ensino, estimulando o conceito de sustentabilidade através da agricultura dentro do ambiente escolar. No dia 22/10. será uma aula/palestra com a equipe de Jardinagem da Fiocruz, para falar sobre as bases do cultivo. Para o segundo dia, 24/10, haverá a participação do Projeto Terrapia – Alimentação Viva e Agroecologia na Promoção da Saúde, também da Fundação.
Por sua vez, a Regional Centro Oeste da Obsma realizará, na Fiocruz Brasília, de 15 a 20/10, atividades lúdicas para apresentar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para alunos de escolas da rede pública da capital federal, através do Tapetão dos ODS, abordando cada um dos ODS durante as rodadas do jogo.
SNCT
Chegando aos 21 anos de trajetória, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi instituída por decreto presidencial em 9 de junho de 2004 e é realizada todos os anos durante o mês de outubro pelo MCTI, em parceria com unidades de pesquisa, agências de fomento e entidades vinculadas, comunidade científica, universidades, instituições de ensino de pesquisa, escolas, museus e jardins botânicos, secretarias estaduais e municipais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.