Nos dias 25 e 26 de junho, a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz (Obsma) realizou as suas tradicionais Oficinas Pedagógicas em um novo formato. Devido à pandemia da Covid-19, as atividades que antes eram realizadas de forma presencial foram adaptadas e reinventadas para permanecerem como um importante canal de diálogo com professores e escolas de todo o país.
A Coordenadora Nacional da Obsma, Cristina Araripe, deu às boas-vindas aos participantes e reforçou que neste momento o formato online foi a estratégia encontrada para dar continuidade às ações da Olimpíada. “Gostaríamos de estar comemorando os 120 anos da Fiocruz e duas décadas de Obsma em grande estilo, mas com a grave situação que estamos vivendo no país com a pandemia, vamos marcar esse momento nos dedicando à nossa missão, que é estar a serviço da saúde pública, da população brasileira, atentos e cuidadosos às desigualdades sociais do nosso país” comenta.
Cristina Araripe também fez um lembrete sobre as inscrições para a 10ª edição que foram prorrogadas até o dia 13 de dezembro e convidou a todos os professores para continuarem acompanhando as Oficinas Pedagógicas que serão realizadas até o final do ano.
1ª dia
“Promoção da Saúde em Tempos de Pandemia” foi o tema abordado no primeiro dia de Oficina, que contou com a participação de professores de diversas regiões do país. Para falar sobre o assunto, foram convidadas a Pesquisadora e Coordenadora do Curso de Especialização em Saúde Coletiva na Fiocruz Brasília, Danielle Cabrini, e a Secretária da Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, Danielle Cruz.
Danielle Cabrini iniciou o bate-papo falando sobre “A escola como espaço de promoção da saúde”, abordando o conceito ampliado de saúde e demonstrando como o ambiente escolar tem sido um espaço crucial para se trabalhar o tema em questão. “Por muitas vezes entendemos a promoção da saúde no espaço escolar como sendo a presença do profissional de saúde, mas convido a ampliar o olhar. A saúde está presente quando organizamos uma horta na escola, quando envolvemos pais, tios e vizinhos nas atividades escolares, quando pensamos na arte, na cultura e em trazer isso para o cotidiano” afirma.
Na sequência, ”A Saúde na trilha da Educação – Itinerário formativo Trilha da Saúde” foi o tema retratado por Danielle Cruz, que discutiu a importância da promoção da saúde e destacou os arranjos institucionais que promoveram os encontros entre saúde e educação desde o século passado, além de programas criados para a intersecção entre os dois setores, como o Saber Saúde, Educanvisa e Saúde na Escola. “Esses programas têm em comum a articulação entre atores da saúde e educação para o desenvolvimento de iniciativas da saúde na comunidade escolar”, completa a Secretária.
2º dia
O segundo dia de evento contou com a presença de 150 pessoas ao vivo na transmissão online pelo Zoom e teve como temática principal a “Educação em Tempos de Pandemia”. A Coordenadora da Seção de Formação do Serviço de Educação do Museu da Vida/COC/FIOCRUZ, Hilda da Silva Gomes, e a Professora do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da UFRJ, Jacqueline Girão, foram as convidadas da vez.
“Saúde, Meio Ambiente e Educação em tempos de pandemia” foi o assunto debatido por Hilda Gomes no evento, construindo uma profunda reflexão entre os paralelos que podem ser traçados entre essas três importantes áreas. A coordenadora abordou como estes campos contribuem para a ampliação de discursos que ajudam a compreender melhor o que acontece no mundo, qual a responsabilidade dos educadores na construção de práticas educativas e como sensibilizar os alunos para um debate que respeite a diferença de ideias, além da diversidade de gênero, classe e raça.
“Pensar Saúde, Meio Ambiente e Educação em tempos de pandemia, pressupõe que a escola precisa contemplar em seu processos formativos e educativos, práticas pedagógicas que desvelem de forma crítica e respeitosa a interseccionalidade de classe, gênero e raça, assim como os aspectos relativas às deficiências diversas. Essas ‘marcas’ não estão isoladas e são elas que determinam a forma como estes corpos estão no ir e vir no mundo”, completa Hilda.
Para dar continuidade à conversa, Jacqueline Girão discutiu sobre a “Educação Ambiental com Professores da Escola Básica”, destacando como essa área atravessa a escola de diversas formas e deve ser trabalhada desde a educação infantil até a educação de jovens e adultos. A professora também apresentou imagens que estimulam negativamente as pessoas à sociedade de consumo, além de dar continuidade à fala de Hilda, frisando que a pandemia da Covid-19 tem trazido importantes reflexões e decisões.
“Essas questões envolvem classe, raça e gênero. A crise ambiental não afeta igualmente todos e todas. Não somos igualmente responsáveis, nem igualmente vítimas da crise sanitária, ambiental, social e econômica”, afirma Jacqueline.
As Oficinas Pedagógicas da Obsma são um de nossos canais de diálogo com professores e escolas de todo o país. Elas contam com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e são oferecidas a educadores interessados em abordar as temáticas de saúde e meio ambiente em sala de aula, utilizando recursos relacionados aos formatos projeto de ciências, produção de texto e produção audiovisual – as três modalidades de participação da Obsma.
Ainda que de maneira virtual, os professores participantes também tiveram espaço para discutir sobre os temas debatidos nos dois dias de evento, por meio do envio de perguntas via chat e participação ao vivo diretamente com as palestrantes.
10ª edição Obsma
As inscrições para a 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz foram prorrogadas até o dia 13 de dezembro e devem ser realizadas pelo site oficial www.olimpiada.fiocruz.br. No site é possível ler o regulamento completo e conferir o endereço de envio do material físico de seu trabalho.
Para acompanhar todas as novidades da Obsma e as futuras Oficinas Pedagógicas, fique atento às nossas redes sociais: Facebook e Instagram. Em caso de dúvidas, o professor deve entrar em contato com a Coordenação da Olimpíada pelo e-mail: olimpiada@fiocruz.br ou o telefone (21) 3882-9291.
Por Samantha Mahara Martynowicz