Oficinas Obsma percorrem municípios do sul baiano e mobilizam mais de 120 educadores
Quatro municípios do Sul baiano receberam, entre os dias 9 e 12 de novembro, as oficinas pedagógicas da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma/Fiocruz). As oficinas, realizadas com apoio do CNPq, Capes/MEC, secretarias municipais de educação e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), estiveram em Itabuna, Uruçuca, Itacaré e Ilhéus.
As atividades nas quatro cidades aconteceram, respectivamente, na Casa do Educador Paulo Freire, no Colégio Estadual Carneiro Ribeiro, no Colégio Estadual Aurelino Leal e no Colégio da Polícia Militar Rômulo Galvão.
Em Itacaré, fomos também à abertura do XII Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (Sicti) do Instituto Federal da Bahia, onde a coordenadora nacional Cristina Araripe falou sobre ações da Fiocruz na área de iniciação científica de jovens e sobre a Olimpíada.
Durante os quatro dias de oficinas, não só se mobilizaram professores locais, como também profissionais de municípios vizinhos. Em Itabuna, estiveram pelo menos dez professores de Santa Luzia; em Uruçuca, recebemos professores de Itajuípe, Aurelino Leal e Ubaitaba; em Itacaré, compareceram profissionais de Serra Grande e Taboquinhas.
Palavra de professor
Além de se inteirarem e discutirem sobre maneiras de se trabalhar a saúde e o meio ambiente em sala de aula nos formatos produção de texto, produção audiovisual e projeto de ciências — modalidades de trabalhos aceitos pela Obsma —, esses profissionais de educação que vêm trocar suas experiências conosco são multiplicadores das informações que receberam durante os encontros.
Exemplo disso é a professora de ciências Rebeca Belens, que esteve na oficina em Uruçuca e já conhecia de perto o trabalho da Olimpíada. Em 2014, ela concorreu, na nossa 7ª edição, pela Regional Nordeste II na categoria Produção Audiovisual. Foi, inclusive, premiada como Destaque Regional por esse trabalho, o vídeo “O leilão do mundo” [em breve, disponível em nosso canal no Youtube], desenvolvido com seus alunos do Ensino Fundamental II na Escola Estadual Dr. Luiz Viana Filho (Itajuípe-BA).