Olimpíada da Fiocruz encerra Semana do Meio Ambiente levando alunos de escola municipal para conhecer o Campus Fiocruz Mata Atlântica
A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) promoveu na sexta-feira, 7/06, uma manhã de atividades, com foco na educação ambiental e conexão com a natureza, levando um grupo de 41 alunos da Escola Municipal Silveira Sampaio, situada no bairro de Curicica, Zona Oeste do Rio de Janeiro, a conhecer o Campus Fiocruz Mata Atlântica, localizado em Jacarepaguá. Denominado Alunos em Ação, o projeto encerrou a Semana do Meio Ambiente da Obsma, proporcionando uma experiência inédita aos estudantes que puderam aprender um pouco sobre o bioma Mata Atlântica, refletir sobre sua importância para o equilíbrio ambiental das cidades, e conhecer a Obsma e se inspirar para desenvolver, junto com os professores, projetos nas áreas de saúde e meio ambiente na escola e no bairro onde vivem.
A Coordenadora Nacional da Obsma, Cristina Araripe, explica que um dos objetivos do Projeto Alunos em Ação é proporcionar um conjunto de atividades e dinâmicas que a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz desenvolveu especialmente para os estudantes da educação básica de escolas públicas de todo o Brasil, visando discutir com os estudantes questões de saúde, meio ambiente, sustentabilidade, direitos humanos e ecologia; propondo soluções para dilemas contemporâneos e convidando-os a criar um futuro em que haja oportunidades para todos. “O intuito da atividade no Campus Mata Atlântica foi promover o contato dos estudantes com um fragmento de bioma preservado e protegido pela Fiocruz numa oportunidade de aprendizado acerca da fauna e flora características daquele território, além de reflexões sobre como podemos para contribuir com a manutenção da vida nele”, afirmou Araripe.
Os alunos foram recepcionados na Sala Verde Diálogos em Biodiversidade, Ambiente e Saúde, inaugurada recentemente para funcionar como espaço de atividades de formação e popularização da Ciência desenvolvidas pela Fiocruz. O local recebe profissionais e pesquisadores da Fundação para discussões com os estudantes e professores da rede pública. Os alunos e professoras da Escola Silveira Sampaio foram recepcionados pela equipe olímpica da Fiocruz. Titular da disciplina de Ciências, Cláudia Maria Rodrigues Costa avaliou a visita como muito importante para os estudantes. “A maioria deles, não tem atividades culturais. Principalmente com o cunho ambiental. É muito importante que jovens saibam que existem iniciativas como a Obsma”, salientou.. Para Claudia, a experiência ajudou também como tema gerador do assunto para atividades em sala de aula.
“A realidade do local onde vivem, deixa a desejar quanto à possibilidade de acesso a melhores condições de vida. Para que se tornem agentes modificadores do ambiente, precisam de muito apoio para reflexão e ação”, avaliou a professora. Luciana Figueiró Santos ensina Geografia na escola e também acompanhou a visita com bastante entusiasmo. “Foi a oportunidade muito boa porque é um espaço que eles nem eu conhecíamos, sequer tínhamos noção da existência. Portanto, foi uma experiência diferente e uma oportunidade de se conectar com a floresta com o objetivo de conhecer, respeitar para conseguir preservar”, admite.
A coordenadora pedagógica da Obsma e do Alunos em Ação, Thatiana Victoria Santos Machado, explica que, antes do passeio pela trilha da unidade, a visita permitiu também a realização de um debate sobre a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Fiocruz para a população brasileira. “Na sequência, os alunos fizeram uma trilha interpretativa, com foco nas características do bioma Mata Atlântica e a importância da preservação ambiental”, ressaltou. A atividade contou também com a participação do assistente da Coordenação Pedagógica da Obsma, Leonan Azevedo, a assistente da Regional Sudeste, Eduarda Pires, e a assistente da Coordenação de Divulgação Científica, Roberta Nunes.
SOBRE A OBSMA
A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente é um projeto voltado aos alunoe professores de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, cujo objetivo é fortalecer nos estudantes o desejo de aprender, conhecer, pesquisar e investigar, e estimular a realização de trabalhos que contribuam para a melhoria das condições ambientais e de saúde no País. Este ano, a Obama está em sua décima segunda edição e além do Alunos em Ação, realiza também Oficinas Pedagógicas de Saúde e Meio Ambiente nas Escolas voltadas para os professores. Os interessados em ter oficinas da Obsma nas suas cidades podem entrar em contato pelo email olimpiada@fiocruz.br ou pelo fone (21) 3882-9291. A Obsma conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
SAIBA MAIS SOBRE A MATA ATLÂNTICA
O bioma Mata Atlântica possui grande variedade de espécies de plantas e animais, algumas dessas endêmicas, porém está em constante ameaça. Presente em 15% do território brasileiro, a Mata Atlântica é a segunda maior floresta tropical do Brasil. A Fiocruz Mata Atlântica realiza projetos e ações com a população local, visando contribuir com o desenvolvimento da região de forma saudável e sustentável.