Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente seleciona doutorandos da Fiocruz
Pelo terceiro ano consecutivo, a Olimpíada Brasíleira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz abre chamada para participação de doutorandos dos programas de pós-graduação de todas as unidades técnico-científicas e escritórios da Fundação em atividades pedagógicas. O objetivo é possibilitar que estudantes participem da construção e realização de ações educativas da Obsma. Reconhecendo a importância da educação e da divulgação científica para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no país, a ampliação de seu impacto na sociedade, e, sobretudo, a importância da formação de novos pesquisadores comprometidos com a qualidade da educação básica, em 2022, a Olimpíada oferecerá três diferentes modalidades de participação, em formato híbrido, para os doutorandos. As inscrições vão até 9 de setembro.
Acesse aqui a chamada
https://campusvirtual.fiocruz.br/portal/?q=content/65720
Os interessados podem concorrer às vagas nas seguintes modalidadess: Oficinas pedagógicas Saúde e Meio Ambiente nas escolas – 4 vagas; Recursos Educacionais Abertos para a Educação Básica – 2 vagas, e Midiateca Saúde e Meio Ambiente na Educação Básica – 2 vagas. A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente é um programa de mais de duas décadas que visa à incentivar professores e alunos a abordarem, de forma crítica e criativa, temas transversais à saúde e ao meio ambiente e, assim, provocar discussões e reflexões acerca dos desafios cotidianos nas escolas.
Confira detalhes sobre as modalidades de participação em 2022:
Modalidade 1: Oficinas Pedagógicas Saúde e Meio Ambiente nas Escolas – 4 vagas
Esta modalidade busca possibilitar que os estudantes participem da construção e realização de oficinas pedagógicas ou outras ações educativas da Obsma, que visem à formação continuada de docentes da educação básica, especialmente, nas áreas curriculares transversais Saúde e Meio Ambiente.
Modalidade 2: Recursos Educacionais Abertos para a Educação Básica – 2 vagas
Esta modalidade pretende estimular estudantes a proporem e desenvolverem – sob a direção de seus orientadores e da equipe de coordenação da Obsma – materiais educativos, informativos e de comunicação, em geral, sempre com foco na promoção da saúde e educação ambiental e, assim, contribuírem para a melhoria da qualidade do ensino nas áreas transversais saúde e meio ambiente.Espera-se que o estudante desenvolva, crie, produza e compartilhe com professores da educação básica novas propostas de REA, a partir de temáticas suferidas no edital.
Modalidade 3: Midiateca Saúde e Meio Ambiente na Educação Básica – 2 vagas
Esta modalidade visa estimular os estudantes a contribuírem para a reformulação e (re)construção da Midiateca Obsma. Poderão atuar, diretamente, na criação (virtual) de desenvolvimento de espaços de diálogos, reflexões, trocas de experiências e compartilhamento de conteúdos e referenciais teóricos (metodológicos) em saúde e meio ambiente. Com isso, espera-se consolidar e ampliar a atual Midiateca, por meio da inclusão de novos materiais e estratégias de interação com o público e, especialmente, a partir de classificações/indexações que facilitem o acesso à diversidade de conteúdos produzidos pela Fiocruz. Além disso, desse modo também possa ser ampliado o fluxo deinformações, que deve permanecer atualizado e relevante para a educação básica. O espaço criado visa auxiliar o/a professor/a a encontrar conteúdos diversificados, de linguagem simples e acessível aos estudantes de diferentes níveis da educação básica.
Para se candidatarem, os estudantes devem enviar carta de interesse com suas atividades acadêmicas, justificativa de interesse em participar, disponibilidade de tempo e, ainda, indicar a modalidade de interesse. Além disso, eles também deverão enviar carta de anuência do/a orientador/a e da Coordenação do Programa de Pós-graduação no qual está matriculado.
A efetiva participação dos doutorandos resultará em certificado, equivalente a créditos correspondentes às atividades complementares, conforme regulamentação própria dos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu da Fiocruz.
Fonte: Isabela SchincariolAscom Fiocruz