E as avaliações regionais da 10ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz (Obsma) já vão começar! Na próxima quinta-feira (25), a Regional Nordeste I, que avalia os trabalhos referentes a seis estados (Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte), se reunirá através de videoconferência para selecionar os trabalhos de destaque, para cada modalidade: produção audiovisual, projeto de ciências e produção de texto; nas categorias Ensino Fundamental e Médio.
A comissão avaliadora dos projetos de ciências, composta por Ana Paula do Nascimento e Helder Neves de Albuquerque, farão uma reunião virtual no período da manhã, das 9h às 12h, a fim de escolher as melhores produções. Enquanto à tarde, das 14h às 17h, serão avaliadas as produções audiovisuais por Ariane dos Santos Pereira, Kerla Joeline Lima Monteiro e Silva Bezerra dos Santos.
Para finalizar a seleção dos trabalhos da Regional Nordeste I, Verônica de Almeida Silva e Paula Renata Silva da Fontoura foram a convidadas para a análise das produções textuais. Ainda que realizadas em formato remoto, a Olimpíada garante que as comissões avaliadoras terão a mesma responsabilidade, qualidade e rigor que tiveram nas edições anteriores.
Todos os premiados na etapa regional terão a oportunidade de concorrer à etapa nacional, na qual selecionará os seis destaques da 10ª edição. Os resultados serão divulgados em breve, no site da Obsma e também nas redes sociais (Facebook e Instagram).
Confira o currículo completo de cada um dos avaliadores convidados:
PROJETO DE CIÊNCIAS
Ana Paula do Nascimento – Servidora Fiocruz/PE
Possui Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco e Mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Vice-Diretora de Ensino e Informação Científica do Instituto Aggeu Magalhães, unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco.
Helder Neves de Albuquerque
Doutor em Ciências da Educação pela UNIMARCOS. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da UFCG. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Desenvolvimento e Meio Ambiente do IFPB – Campus Monteiro. Consultor da Editora Mentes Abertas.
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
Ariane dos Santos Pereira
Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialização em realização de cinema documentário na Escuela Internacional de Cine y TV, San Antonio de los Baños (Cuba) e na Filmakademie Baden-Württemberg, Alemanha. Jornalista e realizadora com experiência em gestão de comunicação institucional e projetos relacionados à educação, saúde, ciência e tecnologia.
Kerla Joeline Lima Monteiro – Servidora Fiocruz/PI
Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Piauí. Doutora em Ciências na área de Diagnóstico, Epidemiologia e Controle de Doenças Infecciosas pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical IOC/FIOCRUZ. Atualmente coordena o Laboratório de Parasitologia Molecular da Fiocruz Piauí.
Silvia Bezerra dos Santos –Servidora Fiocruz/PE
Jornalista -Comunicação Social pela UFPE. Mestrado em Saúde Pública, pelo Instituto Aggeu Magalhães, unidade da Fundação Oswaldo Cruz em Pernambuco (IAM/Fiocruz). Atualmente atua junto a vice direção de Educação, Informação e Comunicação da Unidade. Área de experiência é Comunicação e Saúde, com ênfase no campo da Saúde Coletiva
PRODUÇÃO DE TEXTOS
Veronica de Almeida Silva
Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (2020), graduada em Comunicação Social (Jornalismo) pela mesma instituição. Realiza atividades de comunicação, divulgação científica e em saúde como jornalista autônoma; experiência na produção, redação e edição de conteúdo para mídia impressa e digital.
Paula Renata Silva da Fontoura
Jornalista, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Coordenadora de Comunicação da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz. Coordena a Assessoria de Comunicação da unidade Fiocruz Paraná/ICC.
Por Samantha Mahara Martynowicz