Semana de Premiação: Comissão avaliadora escolhe melhores trabalhos do Brasil
Os seis jurados da comissão avaliadora nacional se encontraram nessa manhã no Castelo Mourisco, na Fundação Oswaldo Cruz, para dar conta de uma árdua tarefa: escolher os seis trabalhos de destaque nacional da 8ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente. A comissão avaliadora se reuniu na Seção de Obras Raras, da Biblioteca de Manguinhos, e passou a manhã examinando os 36 trabalhos vencedores das etapas regionais a fim de decidir quais receberiam também o título de destaque nacional.
A comissão foi composta por especialistas da área da saúde, educação e meio ambiente e também artistas, como a cantora Sandra de Sá, que se encantou com a iniciativa do projeto: “acredito que o mal de toda a nossa sociedade pode ser sanado com educação e enquanto a garotada e professores estão fazendo um trabalho desses tudo vai se resolver. É fundamental”.
Os jurados se dividiram em duplas e cada uma se encarregou de avaliar uma modalidade: projeto de ciências, produção de texto ou produção audiovisual. “De tudo o que vi, a gente percebe que há muito envolvimento dos alunos e estão bem interessantes”, disse o Dr. Vinícius Castro Souza, diretor da Escola Nacional de Botânica Tropical, que avaliou as produções de texto.
A Dra. Claudia Levy, secretária da Sociedade Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, avaliou as produções audiovisuais. Um dos trabalhos que mais chamou sua atenção foi o vídeo … sobre o plantio de mudas no espaço escolar. “Talvez a Olimpíada tenha dado a oportunidade de a escola mostrar o que faz, aí outros professores e alunos conhecem e implantam iniciativas em seus espaços”, alegou.
Também compuseram a comissão avaliadora nacional a Dra. Miriam Tendler, médica e pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz, o Dr. Celso Ramos, da Academia Nacional de Medicina e a Dra. Ana Furniel, do Campus Virtual da Fundação Oswaldo Cruz. Todos examinaram com muito critério os trabalhos e, ao final da manhã, decidiram aqueles que serão anunciados como destaques nacionais.
Enquanto a comissão avaliadora nacional estava reunida, professores e alunos participavam de mais uma atividade educativa da Semana de Premiação: a apresentação dos seminários. Cada um dos olímpicos pode apresentar seu trabalho aos outros participantes, favorecendo a troca de experiências e também a iniciação dos estudantes nesse tipo de evento acadêmico.
A revelação dos destaques nacionais e entrega de títulos aos destaques regionais acontece amanhã, terça-feira, durante a Cerimônia de Premiação. A solenidade acontece na Tenda da Ciência Virgínia Schall, às 9h e será aberta a todos os interessados.