Semana de Premiação: primeiro dia tem passeio-guiado pelo Rio de Janeiro e participantes comentam o que acharam
A Semana de Premiação da 8ª Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente finalmente começou. Nesse domingo, primeiro dia de atividades dos 67 olímpicos, o grupo fez um passeio-guiado pelo centro do Rio de Janeiro, promovido pelo Programa Roteiros Geográficos do Rio, projeto de extensão da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
O geógrafo João Baptista de Mello, responsável pela atividade, levou os professores e estudantes a uma verdadeira viagem no tempo ao passar por pontos históricos do centro carioca. O roteiro começou em frente à Igreja da Candelária e Pira Olímpica, local em que o histórico e o novo se encontram.
O grupo passou pelo Centro Cultural Banco do Brasil, Orla Conde, Praça Mauá, Museu do Amanhã, Avenida Rio Branco, Rua Acre e Mosteiro de São Bento. A última parada da atividade foi do alto do mirante do Mosteiro de São Bento. “A programação esse ano está muito boa e as atividades já começaram bem”, disse um dos professores premiados, Rodrigo Luna, de Recife.
A estudante Sandryely Barbosa, também de Recife, conta que estava muito ansiosa com o início da Semana: “eu adorei o passeio. Andamos muito e conhecemos muitos lugares com histórias interessantes. E sei que essa semana vai ter bastante coisa”.
Amanhã os olímpicos irão participar de seminários pela manhã, quando apresentarão aos colegas premiados seus trabalhos. À tarde farão um passeio ao Morro do Corcovado, onde ouvirão sobre preservação ambiental. O dia de amanhã termina com o Jantar Oficial.