Vamos pra feira? Obsma promove ‘Feira de Orgânicos’ na Fiocruz em Manaus
Não há quem nunca tenha ido a uma feira livre para reabastecer a despensa de casa com frutas, legumes e verduras frescas ou então comprar temperos, peixes e até flores. Ir a feiras é uma delícia e está na rotina das famílias que querem consumir alimentos saudáveis e livres de processos industriais.
As feiras orgânicas têm uma proposta ainda mais específica: estreitar as relações de quem produziu o alimento com o seu consumidor, trazer à mesa uma alimentação sem agrotóxicos, considerar as características culturais e climáticas da região e oferecer produtos que não impactaram o meio ambiente nem a saúde do produtor, valorizando a sustentabilidade.
Pensando em iniciativas que contribuíssem para a saúde das populações amazônicas, em consonância com a missão da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Laboratório Território, Ambiente, Saúde e Sustentabilidade (LTASS) do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) idealizou, em 2018, a Feira de Produtos Orgânicos na Fiocruz Amazônia, oferecida no campus da instituição em Manaus. O projeto ganhou vida por meio da Coordenação Regional Norte da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz (Obsma) e a pesquisadora do LTASS Rita Bacuri, coordenadora regional da Obsma, nos conta sobre a trajetória do projeto e como se consolidou como evento de promoção da saúde.
“Nosso laboratório, sendo membro do Fórum Amazonense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, trouxe a feira de produtos orgânicos para possibilitar o acesso à alimentação saudável, livre de químicos nocivos à saúde e num espaço alternativo aos supermercados oferecendo os produtos regionais”, explica Rita Bacuri.
A primeira edição do projeto aconteceu em outubro de 2018 (foto). A ocasião escolhida para o lançamento da Feira de Produtos Orgânicos foi muito especial: o dia da etapa de avaliação regional dos trabalhos da 9ª Obsma na Fiocruz Amazônia, coincidindo também com uma reunião do Fórum Amazonense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos.
“A primeira Feira foi um sucesso e com isso veio a intenção de fazer um calendário permanente para o evento. Saímos em busca de apoio e foi possível contar com a parceria solidária da Asfoc (sindicato de trabalhadores da Fiocruz). Com isso a Regional Norte já programou uma edição por mês até dezembro de 2019”, comemora a coordenadora regional. Com apoio da Olimpíada, a Regional Norte vem realizando a Feira de Produtos Orgânicos na Fiocruz Amazônia com produtores da agricultura familiar associados à Rede Maniva de Agroecologia do Amazonas (Rema). A Rema é uma rede de apoio à agroecologia, além de certificadora e fiscalizadora dos produtos, e tornou-se grande parceira da iniciativa.
Para Rita Bacuri, além da promoção da saúde por meio da alimentação saudável, outro grande objetivo do projeto é oportunizar que os produtores da agricultura familiar possam comercializar seus produtos em uma feira específica de orgânicos. “Uma coisa bacana das feiras orgânicas de produtores da agricultura familiar é que a gente resgata alimentos da floresta. Eles trazem frutas que não são comercializadas nos supermercados, por exemplo. Frutas da região de acordo com a estação do ano como o ingá, o tucumã, piquiá, umari, maracujá do mato, cubiu, biribá e muitas outras que nos dão um gostinho de infância!”, analisa a coordenadora.