“Produção Audiovisual: Cinema e Educação em Tempos de Pandemia” foi tema da 6ª Oficina Pedagógica online Saúde e Meio Ambiente na Escola, promovida nos dias 22 e 23 de setembro pela Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz (Obsma). O evento contou com a presença de aproximadamente 300 profissionais da educação de todo o país e foi transmitido ao vivo pelo Facebook/Obsma e plataforma Zoom.
A sexta edição discutiu a importância da linguagem audiovisual como ferramenta didática, demonstrando maneiras de utilizá-la nas práticas docentes. mesmo que ainda em contexto de distanciamento social. Adriana Mabel Fresquet, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi convidada a falar sobre a temática no primeiro dia de atividades.
Por meio de alguns exercícios, a palestrante trouxe o mundo da escola para dentro das telas, apresentando a experiência do Minuto Lumiére e as técnicas que podem ser utilizadas para a criação de um curta. Segundo Adriana, é possível desafiar alunos e professores a filmarem pequenos takes de até 60 segundos, parecidos com os primeiros filmes do cinema, criados pelos Irmãos Lumiére no final do século XIX.
A professora aproveitou a oportunidade para exibir algumas produções realizadas dentro das escolas, trazendo possibilidades de audiovisual para os professores utilizarem com os alunos dentro de sala de aula e, até mesmo, remotamente. “O cinema pode dialogar com qualquer disciplina, desde que seja com inteligência e sensibilidade e não como mera ilustração, de preferência”, comenta.
Presente no segundo dia de atividades, a tecnologista da Fiocruz e Coordenadora do Canal Saúde, Marcia Correa e Castro, demonstrou de uma forma muito dinâmica o funcionamento da produção de um vídeo e a importância de cada etapa durante essa construção. Na ocasião, a palestrante deixou os participantes impressionados ao relembrar como era realizada a montagem de um filme e em como a tecnologia avançou nos últimos anos, transformando todo o processo.
Márcia também pontuou sobre o uso das tecnologias na escola, ressaltando como a produção de um vídeo pode viabilizar um diálogo inter-relacional entre professores e alunos. “A produção de um filme permite ao estudante uma sistematização criativa do que está sendo discutido no conjunto de aulas. Permite que aquele discurso do professor, onde o aluno era apenas o receptor, passe a ser um discurso dele”, completa.
Realizadas desde junho, as Oficinas Pedagógicas online Saúde e Meio Ambiente na Escola têm reunido, a cada edição, centenas de professores de todo o Brasil, com o propósito de discutir questões que envolvem educação, saúde e meio ambiente. As atividades ocorrem quinzenalmente e são totalmente gratuitas.
10ª edição e Prêmio Especial
As inscrições para a 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz (Obsma) estão abertas até o dia 13 de dezembro e devem ser realizadas pelo site oficial www.olimpiada.fiocruz.br. Diante do atual cenário de pandemia da Covid-19 e greve dos Correios, os trabalhos também poderão ser desenvolvidos de forma totalmente remota e envidos através do seguinte endereço de e-mail:
trabalhosobsma@gmail.com. Importante indicar, no corpo do e-mail, o nome completo, o título do projeto e não esquecer de anexar o arquivo.
Neste ano, a Olimpíada também oferece o Prêmio Menina Hoje, Cientista Amanhã, no qual selecionará um trabalho ou projeto inscrito, desenvolvido exclusivamente por alunas e professoras do gênero feminino. Confira o regulamento completo.
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Por Samantha Mahara Martynowicz