Acervos da Cinemateca do MAM e da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz disponíveis para professores e alunos
O audiovisual tem se firmado como recurso pedagógico, paradidático e lúdico para ações de ensino, educação, cidadania e mobilização, possibilitando uma comunicação direta por usar uma linguagem que atinge várias camadas da população. E durante a pandemia sua importância cresce ainda mais como opções de atividades, com materiais qualificados, que abrem oportunidades como recurso de educação e reflexão, com ampliação do debate. A Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente, neste sentido, vem estreitando a parceria com a VideoSaúde Distribuidora Fiocruz, que, por sua vez, está junto à Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM).
A VídeoSaúde Distribuidora Fiocruz é um polo de guarda, produção e disseminação de materiais audiovisuais em saúde, que tem a missão compartilhar conhecimento. Coordenada pelo Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde (Icict), atua na pesquisa, captação, catalogação, tratamento, produção, fomento e distribuição de audiovisuais sobre saúde, de forma a contribuir para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a melhoria das condições de vida e saúde da população brasileira. Seu acervo, composto por 7.967 títulos, entre produções próprias e com parceiros institucionais, além de aquisições de instituições públicas e privadas e produtores independentes, está disponível para consulta e aquisição de usuários que se cadastrarem, podendo ser organismos e instituições do SUS, entidades privadas, escolas, estudantes, organizações não governamentais e comunitárias, além de usuários individuais.
A Cinemateca do MAM é um dos espaços mais consagrados de exibição de filmes da cinematografia brasileira. Como um dos mais importantes arquivos audiovisuais da América Latina, possui hoje várias coleções de filmes, incluindo o filme brasileiro mais antigo preservado, Reminiscências, de Aristides Junqueira, cujas imagens remontam a 1909. São mais de 7.000 títulos em 35mm e 16mm, e cerca de 60.000 em base videomagnética analógica e digital e em mídias óticas, o que é complementado pela maior coleção documental sobre cinema do país, com quase 3 milhões de itens. Como entidade cultural pulsante e mantendo o compromisso da instituição-mãe com a difusão democrática e acessível da cultura a amplas parcelas da população carioca e brasileira, a Cinemateca oferece agora uma parte deste imenso tesouro através de sítio de web, uma interface viva com a história do cinema e com o momento presente.
Desta parceria, no mês de maio, em que a VideoSaúde comemora 33 anos, será realizado uma Mostra, apresentando sessão especial, entre os dias 25 e 31 de maio, no canal online da Cinemateca (https://vimeo.com/channels/cinematecadomam), com dois documentários que buscam pensar a relação entre saúde e ambiente. As obras de Tiago Carvalho, Chapada do Apodi, morte e vida, e Beto Novaes, O diagnóstico, expressam a importância da preservação ambiental, novas formas de relação com a terra e o solo, participação coletiva e o controle de agrotóxicos como fatores fundamentais de promoção da saúde. No dia 28 de maio, às 16h, será realizado um debate com diretores Tiago Carvalho e Beto Novaes, e Wagner Oliveira, coordenador do Selo Fiocruz Vídeo, com mediação José Quental, ao vivo pelo Facebook (https://bityli.com/G1jJu) e Youtube do MAM (https://bityli.com/u2ONa). O evento celebra também o aniversário da Fundação Oswaldo Cruz e integra a programação do Núcleo de Estudos Audiovisual e Saúde (Neavs) da VideoSaúde\Icict\Fiocruz.
Alunos, professores e escolas podem se cadastrar para ter acesso aos acervos da VídeoSaúde da Fiocruz e da Cinemateca do MAM. Eles estão totalmente abertos para serem usados em debate com alunos, em qualquer atividades. Estão disponíveis vários títulos que podem virar atividades remotas, neste momento. Existe ainda a possibilidade de realizar discussões com os próprios diretores, os pesquisadores que desenvolveram os argumentos dos filmes, para que os alunos perceberem como é que se desenvolve este trabalho. Ou, até mesmo, convidar especialistas da Fiocruz pra participar de atividades com as escolas, alunos e professores. “Sugiram! Conheçam o acervo da VídeoSaúde da Fiocruz e da Cinemateca do MAM, e sugiram atividades que a gente vai fazer o possível para viabilizar”, finaliza Wagner Oliveira.
Para acessar o catálogo da
VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz https://bravs.icict.fiocruz.br/ Para saber mais acesse https://portal.fiocruz.br/videosaude-distribuidora
Para se cadastrar escreva para videosaude@icict.fiocruz.br
Youtube https://www.youtube.com/user/VIDEOSAUDEFIO
Facebook @videosaudefiocruz
Instagram @videosaude_distribuidora
Para ter acesso ao catálogo da Cinemateca do MAM: https://mam.rio/cinemateca/acervo/
Vimeo https://vimeo.com/channels/cinematecadomam
Facebook https://www.facebook.com/Cinemateca-do-MAM-141561322575757
Instagram @cinematecamam
(Entrevista com Wagner Oliveira, editor executivo selo Fiocruz Vídeo, documentarista e coordenador do Neavs|Fiocruz)