Trabalhos de Minas Gerais e Região Sul terminam de ser avaliados
Estamos cada vez mais próximos do término das avaliações. Os dois últimos dias de setembro (quinta-feira, 29, e sexta-feira, 30) foram dedicados à avaliação dos trabalhos recebidos pela Regional Minas-Sul. Todos os projetos desenvolvidos por estudantes de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul foram cuidadosamente analisados, estudados e discutidos durante esses dias a fim de decidir quais seriam os trabalhos de destaque.
O resultado será revelado nos próximos dias juntamente com os destaques escolhidos pelas outras regionais da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente.
Os nove profissionais convidados para compor a comissão avaliadora dos trabalhos da Regional Minas-Sul se reuniram no Centro de Pesquisas René Rachou, na Fiocruz Minas, situado em Belo Horizonte.
Foram avaliadores: Carla Moreira, professora do CEFET-MG; Cristiano Lara Massara, pesquisadora no Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR/Fiocruz Minas); Denise Nacif Pimenta, também pesquisadora no CPqRR/Fiocruz; Maria Lúcia Faria de Azevedo Carneiro Soares, membro da Academia Feminina Mineira de Letras; Gisele Brandão Machado de Oliveira, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Lucas Alves, diretor da empresa Ideia Clara; Lucas Esteves Coutinho, designer da empresa Design Culture; Paulo de Oliveira, professor aposentado da UFMG e Sílvio Fernando Vargas, do Núcleo de Comunicação do CPqRR/Fiocruz.
Abaixo você conhece mais sobre o trabalho de cada um:
PRODUÇÃO DE TEXTO
Carla Moreira
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Doutorado-sanduíche na Università degli studi di Roma La Sapienza. Estágio pós-doutoral na UFMG, cuja pesquisa se concentrou na História das Ideias Linguisticas em interface com a Análise do Discurso. Estágio pós-doutoral na UFF, integrando o Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS). Experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria e Análise Linguística; pesquisa em Análise de Discurso e História das Ideias Linguísticas nas seguintes temáticas: Sujeito, História, Inconsciente e Ideologia, Memória, Políticas Linguísticas e Políticas de Língua. Atualmente, é professora efetiva do CEFET-MG
Maria Lúcia Faria de Azevedo Carneiro Soares
Graduada em História com pós-graduação em História Antiga e Medieval e em Administração do Ensino Superior pela Pontífica Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Administração pública na área de Políticas Sociais pela Fundação João Pinheiro, com trabalho de pesquisa sobre o bairro Lagoinha. Lecionou como professora em escolas estaduais. Professora titular, aprovada pelo MEC, dos cursos de Historia, Economia e Comunicação Social da Universidade Estadual de Minas Gerais, em Montes Claros e do Centro Universitário de Belo Horizonte, na capital. Diretora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior, em Montes Claros e Pró-Reitora de Desenvolvimento e Cultura do Centro Universitário de Belo Horizonte. Diretora de Comunicação da Federação Mineira de Fundações. Publicou vários artigos nas áreas educacional e cultural. Participa ativamente de atividades culturais e literárias. Pertence à Associação Amigas da Cultura ocupando a Diretoria Cultural.
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
Lucas Alves
Graduado em Psicologia, atua como designer e desenhista profissional. Fundou a empresa Ideia Clara, onde trabalha como facilitador de conhecimento e designer. Promove cursos sobre pensamento visual.
Lucas Esteves Coutinho
Formado em Design Gráfico, atualmente trabalha como freelancer em design de interação, interfaces, motion graphics, vídeo e fotografia. Integra a startup Design Culture, veículo que trata sobre assuntos de design, comunicação, cultura, artes e ações criativas.
Sílvio Fernando Vargas
Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Ministrou aulas de química no estado e no Colégio Técnico da UFMG. Atualmente é Tecnologista da Fundação Oswaldo Cruz. Atuou como Educador 5 anos no Museu da Vida – Casa de Oswaldo Cruz e agora faz parte da Assessoria de Comunicação Social do Centro de Pesquisas René Rachou. Tem experiência na área de Divulgação Científica, Educação em Espaços Formais e Não Formais de Ensino em: docência, teatro científico, shows de ciência, programas de rádio, projetos de vídeo, oficinas de ciência, ensino de Química, desenvolvimento de atividades educativas e exposições em Museu. Realizou estudos em síntese orgânica, inorgânica e eletroquímica, através da modificação de superfície de carvão ativo e complexação com metais.
PROJETO DE CIÊNCIAS
Cristiano Lara Massara
Cristiano é Biólogo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz/FIOCRUZ Rio. Pesquisador do Grupo de Pesquisas em Helmintologia e Malacologia Médica do Centro de Pesquisas René Rachou/Fiocruz Minas.
Denise Nacif Pimenta
Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), mestrado em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Ciências da Saúde pelo Centro de Pesquisas René Rachou/Fiocruz Minas (2008). Fez Pós-doutorado no Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/ Fiocruz) e Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz) (2009-2012). É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Clínica e Políticas Públicas em Doenças Infecciosas e Parasitárias no Centro de Pesquisas René Rachou/Fiocruz Minas. Professora colaboradora do curso de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, área Ciências Humanas e Sociais em Saúde, na Fiocruz-Minas. Realizou estágio no TDR Career Development Fellowship in Interactive Learning financiado pelo Special Programme for Research and Training in Tropical Diseases (TDR) e The Wellcome Trust, entre 2003-2004. Foi uma dos vencedores do concurso Young Voices in Research for Health do Global Forum for Health Research em 2007.
Paulo de Oliveira
Químico e mestre em Educação. Professor da Educação Básica e Profissional do Colégio Técnico da UFMG – COLTEC e já publicou um livro intitulado “Construindo o conhecimento: ecologia” pela editora RHJ.
Gisele Brandão Machado de Oliveira
Bióloga, Mestre em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG na linha de Pesquisa: Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas. Professora da Universidade Federal de Minas Gerais. Docente do Colégio Técnico da UFMG, colaboradora nos Cursos de Especialização no ensino de Ciências e Biologia do Centro de Especialização em Ciências e Matemática da Faculdade de Educação da UFMG – FaE/ CECIMIG. Membro titular de Comissão Nacional do Ministério da Educação para a elaboração do Programa Nacional de Incentivo e Valorização da Formação Científica na Educação Básica. Membro titular de Comissão Estadual de Educação Ambiental junto a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Colaboradora e Consultora em programas e projetos de capacitação (á distância e presencial) de professores do nível de Ensino Médio e Profissional da Secretaria de Estado da Educação – MG. Colaboração junto a Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais para elaboração do Edital Estadual do Programa de Iniciação Científica Júnior. Membro de Comissões temporárias junto a Fundação Oswaldo Cruz. Consultoria e Colaboração com Secretarias de Educação de outros estados do Brasil para a implantação de Programas de Formação Científica na Educação Básica. Implantou e Coordenou o Programa de Iniciação Científica Júnior da UFMG. Organizadora do Programa Estadual de Educação Ambiental de Minas Gerais: uma construção coletiva.