No último dia 10 de dezembro, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) marcou presença na Feira do Conhecimento, encontro educacional que acontece anualmente no estado do Ceará. Uma das atividades foi organizada pela Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma/Fiocruz): o seminário O futuro é hoje: mais jovens na ciência, que reuniu três estudantes para contarem suas experiências de inserção no mundo da pesquisa científica através da Fiocruz.
As convidadas foram Aryella Mariah, aluna egressa do Programa de Vocação Científica da Fiocruz (Provoc); e Sâmia Kelly do Nascimento e Natally Silva de Oliveira, estudantes que participaram da 9ª edição da Obsma. O evento virtual foi mediado por Zulma Medeiros, pesquisadora da Fiocruz Pernambuco e coordenadora da Regional Nordeste 1 da Obsma. A jornalista da Obsma, Valentina Leite, participou como anfitriã.
No debate, as convidadas trocaram experiências e inspiraram jovens meninas a conhecerem mais sobre temas científicos. “Nós que participamos da Olimpíada só temos a ganhar, já que é uma grande oportunidade de aprender e evoluir, além de despertar o interesse em ciência”, pontuou Sâmia. Já a aluna Natally lembrou da importância de levar informação sobre o meio ambiente para dentro das escolas. “Quando comecei a cursar Química, percebi o quão pouco se fala sobre o assunto. Pretendo participar de mais projetos relacionados ao tema, assim como a Olimpíada”, afirmou.
Por sua vez, Aryella compartilhou um pouco do início de sua trajetória acadêmica. “Foi a passagem pela Fiocruz que me fez seguir a carreira de cientista”, contou. Atualmente, ela cursa Farmácia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “Você não pode ser o que não pode ver… participar do Provoc me fez enxergar uma carreira possível para mim”.
A mediadora Zulma cumprimentou as professoras responsáveis pela inserção das alunas Sâmia e Natally na Olimpíada da Fiocruz. “Todo aluno tem junto um professor, como um filho com seu pai ou sua mãe. Essa unidade não pode ser desfeita”, disse. Para finalizar, as convidadas deixaram mensagens de incentivo a jovens estudantes: “nós meninas podemos ser o que a gente quiser”, finalizou Sâmia.
Clique aqui para acessar o evento completo
Por Valentina Leite