Regional Minas Sul da Olimpíada da Fiocruz realiza oficina para alunos do ensino médio sobre a Agenda 2030 da ONU
No dia 4 de outubro, com uma programação muito especial, a Fiocruz abre a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com diversas atividades imperdíveis. Na abertura, logo cedo, temos um encontro marcado com o público que nos acompanhará ao longo de todos os eventos. À tarde, a Regional Minas Sul da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, realizará a oficina “Vamos tornar divertida a Agenda 2030?”. Voltada para alunos do ensino médio, a atividade vai contar com a participação de pesquisadores do Instituto René Rachou (Fiocruz Minas), que apresentarão ao público infanto-juvenil e adulto ideias para mudar a realidade do ensino de ciências na educação básica.
A Oficina acontecerá na plataforma Zoom, das 13h às 15h, e tem como objetivo familiarizar os estudantes de ensino médio com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Na oficina serão inicialmente discutidos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A proposta é estimular estudantes a elaborarem um jogo que tenha como foco a Agenda 2030 das Nações Unidas (http://www.agenda2030.com.br/).
As alunas e os alunos presentes atuarão como sujeitos ativos do processo ensino-aprendizagem. Eles serão os responsáveis pela escolha de um ODS e elaboração de ideias para um jogo que se relacione com os temas propostos pela Agenda 2030. Dessa forma, acreditamos que os alunos poderão refletir sobre a Agenda 2030 e seus objetivos de maneira participativa, ampliando o espaço de discussão e se transformando em multiplicadores desse conhecimento. A atividade contará com a participação das pesquisadoras Priscila Neves Silva e Cristiana Brito, ambas do Instituto René Rachou. Cristiana é também Coordenadora Regional da Obsma e estará trazendo para os participantes da oficina a sua experiência nas áreas da educação e divulgação científica.
As vagas são limitadas. A inscrição é gratuita e obrigatória e pode ser realizada até 1 dia antes da programação no link: https://www.even3.com.br/snct2021fiocruz/.
Em 2021, com a pandemia de Covid-19, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece online pelo segundo ano consecutivo, e terá como tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”. Entre os dias 4 e 8 de outubro, a programação diária conta com atividades gravadas e ao vivo que vão desde debates com cientistas a apresentações culturais. Excepcionalmente, ao longo do mês de outubro, uma série de conteúdos gravados inéditos serão disponibilizados pela plataforma SNCT da Fiocruz. Cerca de 170 atividades poderão ser conferidas nos canais do YouTube da Fiocruz (https://www.youtube.com/fundacaooswaldocruz), e do Canal Saúde da Fiocruz (https://www.canalsaude.fiocruz.br/). A programação completa do evento está disponível no site do evento (http://snct.fiocruz.br/). Não deixem de se inscrever na oficina da Obsma e participem também da atividade do Dia do Professor que acontecerá no dia 5 de outubro, às 15h30.