8a Obsma é lançada oficialmente na Semana de C&T
Por Ariane Mondo – Ascom Obsma | Com informações Fiocruz e MCTIArte banners 8a Obsma: Luis Claudio Calvert
No dia 19 de outubro, às 14h, no auditório do Museu da Vida (RJ), será lançada oficialmente a oitava edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma), projeto educativo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O lançamento será feito por Nísia Trindade Lima, Vice-Presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, durante a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologiada instituição. No dia 20 de outubro, o lançamento ocorre em Brasília, a partir das 10h, no estande da Fiocruz localizado no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.
Professores e alunos da educação básica, interessados em participar da 8ª Obsma, podem acessar o regulamento em: http://www.olimpiada.fiocruz.br/regulamento8obsma. As inscrições vão até o dia 29 de julho de 2016 e após a divulgação dos resultados, haverá a premiação nacional na Fiocruz, Rio de Janeiro, no mês de novembro do próximo ano, em data a ser confirmada.
Programação de lançamento da oitava Obsma
Rio de Janeiro: Depois do lançamento da oitava edição da Obsma, haverá a conferência de abertura “Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil”, com a presença de Ildeu de Castro Moreira, vice-presidente da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC). Local: Auditório do Museu da Vida (Av. Brasil, 4365 – Manguinhos – Rio de Janeiro). Entrada franca. Confirme presença no evento do facebook AQUI.
Brasília: o lançamento da oitava edição da Obsma na capital federal ocorre no dia 20 de outubro, a partir das 10h, e contará com a presença de Nísia Lima e parte da equipe da Olimpíada. Durante o evento haverá atrações culturais com música e batalha de rimas. Local: Estande da Fiocruz – Pavilhão de Exposições no Parque da Cidade (Rua Parque da Cidade s/n – Asa Sul – Brasília). Entrada franca. Confirme presença no evento do facebook AQUI.
Até o dia 23 de outubro, tanto em Brasília, quanto no Rio de Janeiro, haverá divulgação da Obsma nos estandes da Fiocruz, onde também ocorrerá a atividade da Olimpíada chamada “Alunos em Ação”, que mostra filmes sobre carreiras científicas para jovens estudantes e promove debates após as sessões. A programação completa da Semana Nacional de Ciência e Teconlogia 2015 nas diversas unidades da Fiocruz pode ser vista AQUI.
O tema da 12ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia será “Luz, Ciência e Vida”. Esta escolha se baseia em decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz, com objetivo de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico. O Ano Internacional da Luz é uma iniciativa mundial que vai destacar a importância da luz e das tecnologias ópticas na vida dos cidadãos, assim como no futuro e no desenvolvimento das sociedades de todo o mundo. De acordo com o site oficial do evento, há 26.327 atividades cadastradas em todo o Brasil. Confira a programação em diversas cidades do Brasil AQUI.
Sobre a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente
A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) é um projeto educativo criado em 2001 pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). A Olimpíada tem abrangência nacional, é organizada em seis regionais (lista AQUI) e a cada dois anos, projetos desenvolvidos por professores e alunos em sala de aula, que enfoquem as temáticas de saúde e meio ambiente, podem ser enviados para avaliação.
Comissões regionais escolhem os trabalhos que mais se destacam em todo o país para que sejam premiados e divulgados. Podem participar projetos de alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, nas modalidades Produção Audiovisual, Produção de Texto e Projeto de Ciências.
A OBSMA busca incentivar a realização de trabalhos que contribuam para a melhoria das condições ambientais e de saúde no Brasil, além de possibilitar que o conhecimento científico se torne próximo do cotidiano escolar e que as atividades pedagógicas de professores e escolas ganhem visibilidade. Estão entre os objetivos da Olimpíada:
- incentivar a realização de atividades interdisciplinares relacionadas à saúde, ao meio ambiente e à qualidade de vida, nas escolas brasileiras de educação básica e
- conhecer, valorizar e divulgar essas atividades.
Contabilizando cerca de quatro mil projetos inscritos em todas as edições, a Olimpíada já recebeu trabalhos que chamaram a atenção para temas como preservação de recursos hídricos, problemas gerados pelo lixo, malefícios causados por agrotóxicos, descarte correto de pilhas e baterias, importância do aleitamento materno, entre outros, expressos em poesias, documentários, cordéis, pesquisas de campo, reportagens e projetos de reciclagem.