Congresso RedPOP reúne divulgadores científicos de vários países
402 divulgadores da ciência de 21 países se reuniram na XIV Reunião da RedPOP(Rede de Popularização da Ciência e Tecnologia na América Latina e Caribe), que ocorreu de 25 a 29 de maio, em Medellín, na Colômbia (na foto, a abertura do evento, com o Concerto-Viagem Planetário). “Arte, ciência e tecnologia: novas formas de aprender”, foi o tema do congresso deste ano, que incluiu conferências, sessões paralelas e mesas de trabalho. Tendo como eixo central a divulgação científica, o evento discutiu e levantou reflexões nos âmbitos de políticas públicas, educação científica e a relação ciência-arte. A Olimpíada, que faz parte da RedPOP desde o ano passado (notícia AQUI), esteve entre os participantes do evento, juntamente com o Museu da Vida/Fiocruz.
Desenvolvendo estratégias para a divulgação da ciência
Durante o congresso, se mencionou, por exemplo, a importância de ter uma base de dados compartilhada sobre as experiências das instituições que integram a RedPOP, bem como a necessidade de incluir o público no desenvolvimento das estratégias dos centros e museus de ciência. O jornalismo científico também teve uma menção especial e os participantes pediram o reconhecimento de que os meios de comunicação têm a mesma capacidade de influência nos temas de ciência e tecnologia, que os tomadores de decisões em âmbito governamental. Durante o evento, también se pediu a criação de programas de pós-graduação para a divulgação e o jornalismo científico. Na mesa que discutiu este tema, se debateu a necessidade de instruir adequadamente os profissionais da comunicação e os interessados na divulgação da ciência para otimizar o trabalho.
Na reunião da RedPOP 2015, o Prêmio Latino-Americano à Popularização da Ciência e da Tecnologia, foi concedido ao biólogo argentino Diego Golombek e ao físico colombiano Noboru Takeuchi, na categoria especialista. O Parque Explorade Medellín (Colômbia) foi premiado na categoria de centros e programas. O próximo congresso da RedPOP será em 2017, na Universidade de La Punta, em San Luís, Argentina.